Jerdmiler Gomes é nomeado Diretor-Geral pro tempore do Campus Macau

Diretores eleitos para o quadriênio 2020-2024 foram nomeados temporariamente

Publicada em 27/04/2020 Atualizada há 1 ano

O professor Jerdmiler Gomes de Paiva, Coordenador de Extensão desde dezembro de 2016, foi conduzido ao cargo de Diretor-Geral Pro tempore na quinta-feira (23), através da portaria 666/2020 assinada pelo professor Josué Moreira, que está reitor Pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Apesar de ter sido eleito com mais de 55% dos votos de estudantes e servidores do Campus no processo eleitoral ocorrido no mês de dezembro de 2019, ainda não foi desta vez que o professor foi nomeado para o mandato de quatro anos ao qual faz jus. "Apesar da situação adversa que vivemos, este é um momento de fortalecimento de nossa instituição. Juntamente com os demais Diretores-Gerais, defendemos o reestabelecimento da democracia e esperamos que, em breve, juntamente com o professor Arnóbio, possamos ser nomeados para os cargos para os quais fomos democraticamente eleitos’’, declarou o Diretor-Geral.

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, no dia 4 de dezembro de 2019, o processo de escolha de seu reitor e de Diretores-Gerais (DG) dos Campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, culminou na eleição do professor José Arnóbio de Araújo Filho ao cargo máximo do Instituto e com a eleição do Prof. Jerdmiler Gomes para Diretor-Geral do Campus Macau.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado em 2020. A expectativa era de que a nomeação ocorresse na segunda-feira, 20 de abril, contudo, com a alegação de impossibilidade de nomeação do Prof. José Arnóbio, o MEC nomeou o Prof. Josué Moreira como reitor Pro tempore para o comando da Instituição.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por um reitor que não estivesse ocupando o cargo temporariamente, todos os Diretores-Gerais eleitos para os Campi do IFRN foram nomeados também como Pro tempore e agora aguardam que o  Prof. Arnóbio seja nomeado reitor da Instituição para exercerem seus respectivos mandatos, obtidos através do voto, para o quadriênio 2020-2024.

Posse

Tendo em vista a situação atípica vivenciada pela Instituição neste momento, uma vez que o IFRN segue com suas atividades acadêmicas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, e que a nomeação é temporária, não será realizada cerimônia de posse.

Sobre Jerdmiler Gomes de Paiva

Jerdmiler Gomes de Paiva, 44 anos de idade, natural de Patu/RN, tem formação acadêmica em química, bacharelado e licenciatura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Iniciou sua jornada no Instituto Federal em setembro de 2008, quando foi nomeado professor substituto de química no Campus Mossoró, onde também realizou sua especialização em PROEJA. Em Julho de 2010, através de concurso público, tomou posse como professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), onde atuou não somente como professor, mas também como pesquisador e extensionista. Em junho de 2015, foi redistribuído para o IFRN campus Macau, onde permanece até os dias atuais. Desde então, atua nas mais diversas frentes, desenvolvendo atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. No Campus Macau, é um servidor que desenvolve ações focadas no desenvolvimento de metas e no alcance de resultados.

servidores