Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

22 a 24 de maio

IFRN/Campus Macau organizará reunião da Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico

O evento será organizado pelo IFRN/Campus Macau, sob a coordenação do professor Paulo Victor do N. Araújo, via Termo de Execução Descentralizada (TED) entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e o IFRN (TED nº 12/2024 - MPA x IFRN)

Publicada por Weynne Barbosa em 20/05/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

IFRN/Campus Macau organizará reunião da Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico

Entre os dias 22 e 24 de maio, ocorrerá na cidade de Natal-RN a 2ª Reunião Intersessional do Painel 1 da Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT). O evento será organizado pelo IFRN/Campus Macau, sob a coordenação do professor Paulo Victor do N. Araújo, via Termo de Execução Descentralizada (TED) entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e o IFRN (TED nº 12/2024 - MPA x IFRN).

Logo ICCAT

A ICCAT, fundada em 1966, visa manter as populações de atuns e afins no Oceano Atlântico em níveis adequados de biomassa para permitir sua exploração sustentável. Ela opera por meio de Comitês, Grupos de Trabalho e Painéis. Os Painéis são responsáveis por manter sob análise as espécies, grupos de espécies ou áreas geográficas sob sua alçada e por coletar informações científicas e outras relacionadas a elas. Com base nas investigações do Comitê Permanente de Pesquisa e Estatística (SCRS), os Painéis podem propor à Comissão recomendações para ação conjunta das Partes Contratantes. Sendo assim, quatro são os Painéis, a saber:

➢ Painel 1 (PA_1) - trata sobre os atuns tropicais;

➢ Painel 2 (PA_2) - trata sobre os atuns das regiões temperadas do Norte;

➢ Painel 3 (PA_3) - trata sobre os atuns das regiões temperadas do Sul;

➢ Painel 4 (PA_4) - trata sobre outras espécies (ex. pequenos atuns, peixe espada, etc.).

As reuniões destes painéis são realizadas de forma itinerante, ocorrendo nos países signatários da ICCAT. A reunião do Painel 1, que ocorrerá em Natal-RN, contará com a participação de uma delegação brasileira composta por membros do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marinha do Brasil (MB), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e representantes do setor produtivo.

A convocação da reunião é uma resposta à urgência crescente de debater os desafios críticos enfrentados pela conservação marinha e gestão sustentável dos recursos pesqueiros no Oceano Atlântico, sobretudo relacionados ao ordenamento dos atuns e afins, com destaque para a espécie Albacora-bandolim. O evento busca fortalecer laços de cooperação internacional, promover o intercâmbio de informações e melhores práticas, e desenvolver parcerias estratégicas para enfrentar desafios compartilhados.

Natal-RN, escolhida como sede do evento, é uma das cidades brasileiras de maior participação nas exportações de atuns e afins. O evento é uma oportunidade única para engajar ativamente as comunidades locais na discussão e implementação de medidas de conservação.