Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Clube de Xadrez do IFRN Campus Macau lança turma exclusiva para meninas

A iniciativa busca incentivar a participação feminina na modalidade, promovendo acolhimento, aprendizado e representatividade no esporte

Publicada por Fabricio Brito em 25/10/2025 Atualizada em 25 de Outubro de 2025 às 10:18

O Clube de Xadrez do IFRN Campus Macau preparou uma nova atividade: aulas de xadrez voltadas exclusivamente para meninas. Diante dessa novidade, conversamos com as bolsistas Beatriz e Fernandriele sobre a iniciativa.

As duas alunas contaram que sempre quiseram aprender xadrez e que conheceram o Clube do IFRN Macau logo nas primeiras semanas de ingresso, durante a Jornada de Integração — momento em que a ETEP apresenta os setores, núcleos e projetos aos estudantes novatos. Beatriz comenta, ainda, que o bom humor do professor responsável, Jairo Moura, foi um dos fatores que a encorajaram a participar: “Ele disse que o pré-requisito era simplesmente entrar pela porta da Sala de Xadrez”, diz a aluna, que já acompanhava o esporte, assistindo a partidas on-line e jogando em sua antiga escola.

Já Fernandriele contou que sempre teve vontade de jogar e foi incentivada pela amiga, com quem hoje divide as atividades da bolsa. A estudante destacou que a oportunidade de ter uma turma só para meninas é uma forma de encorajar alunas e servidoras que, de algum modo, se sentem intimidadas pela diferença técnica ou pela convivência com colegas do gênero masculino. “Eu tinha um pouco de vergonha de pedir explicações sobre determinado movimento em partidas com garotos”, relatou.

Ambas ressaltaram que a nova turma também amplia as oportunidades de participação, oferecendo um horário alternativo para quem não pode frequentar os dias regulares do projeto.

Quanto ao planejamento das aulas, Beatriz e Fernandriele explicaram que o foco será o aprendizado dos movimentos das peças, o registro das jogadas e o estudo de partidas reais de xadrez — começando com as disputas do JIFs (Jogos dos Institutos Federais).

O diálogo também abordou a importância da representatividade feminina no xadrez, com destaque para o conhecimento de jogadoras que se tornaram referência na modalidade. “Ter exemplos de mulheres no xadrez é importante para inspirar outras meninas a se desenvolverem no esporte”, destacaram.

As aulas acontecem todas as quintas-feiras, das 14h50 às 16h20, na Sala de Xadrez do IFRN Campus Macau, e estão abertas para alunas e servidoras interessadas em aprender e se desafiar nesse universo estratégico e inspirador.

Texto produzido por Maíra Dal'Maz Pinheiro, coordenadora da COAES do Campus Macau.