Carta aos Estudantes do IFRN Campus Macau

Diretoria acadêmica se coloca a disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários

Publicada em 06/04/2020 Atualizada há 1 ano

O momento difícil que vivemos, atualmente, exige que a responsabilidade institucional, de acordo com as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), as ações de enfrentamento adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte e pelo Ministério da saúde, pautem as decisões na nossa instituição de ensino. Desde a publicação da portaria n° 501/2020 RE/IFRN suspendendo as aulas, iniciou-se uma série de discussão e elaboração de documentos que respaldasse legalmente as ações por parte dos Diretores Acadêmicos, Diretores Gerais, Pro-Reitoria de Ensino e do nosso Magnífico Reitor. Tão logo foram publicadas as portarias n° 530 e 547 RE/IFRN que suspendem também o nosso calendário acadêmico e, consequentemente, as atividades de ensino.

Essa decisão foi tomada, levando-se em consideração a especificidade de cada campi no atendimento aos estudantes de cada região do Estado, bem como a fragilidade da implementação do Ensino à Distância sem o devido planejamento prévio para todos os nossos estudantes, tendo em vista que muitos de nossos alunos não apresentam insumos tecnológicos (Desktop, Notebook, netbook, Smartphone com alta capacidade de processamento dos dados) e/ou internet em suas localidades, o que inviabilizaria a qualidade e isonomia na oferta do ensino utilizando como base a metodologia EaD.

Nesse contexto de pandemia, nos tornamos peças fundamentais no combate ao rápido contágio causado pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), por isso ressalto a necessidade de realizarmos a nossa parte, cuidando de nós e dos nossos. Esse comportamento e as ações de combate à pandemia vem sendo destacados nos diversos pronunciamentos de autoridades e líderes internacionais, destaque para a política de isolamento ou distanciamento (total), que é a forma mais eficiente de lidarmos com a doença, reduzindo a velocidade de expansão da contaminação.

Assim, não podemos nos enganar neste momento. A prioridade das ações devem ser voltadas a evitar a contaminação e preservar a vida dos inúmeros estudantes, em especial aos nossos(as) alunos(as) do IFRN campus Macau. Todavia, continuamos trabalhando em prol da comunidade acadêmica e planejando estrategicamente formas de lidar com as consequências pós-pandemia, a fim de que alcancemos juntos as melhores possibilidades de êxito. No mais, ficamos à disposição para esclarecimentos no e-mail da DIAC/MC.

Júlio César da Silva Cacho

Diretor Acadêmico do IFRN Campus Macau.

E-mail: diac.mc@ifrn.edu.br

servidores