Oficina
Campus Macau promove oficina de confecção de apetrechos de pesca
Atividade aproximou estudantes da cultura pesqueira local e proporcionou troca de saberes.
Publicada por Fabricio Brito em 13/08/2025 ― Atualizada em 13 de Agosto de 2025 às 16:51
O IFRN – Campus Macau, por meio do Curso Técnico Integrado em Recursos Pesqueiros, realizou no dia 6 de agosto de 2025 a Oficina de Confecção de Apetrechos de Pesca, voltada às turmas 2RP_1M, 2RP_2M e 3RP_1V.
O objetivo da oficina foi possibilitar ao corpo discente a prática de confecção de alguns apetrechos mais utilizados no município de Macau/RN e região, além de promover imersão na cultura da pesca local, com ênfase na pesca artesanal. A iniciativa também incentivou a troca de saberes e experiências entre estudantes e oficineiros.
A atividade foi ministrada por Célia Gomes de Farias (pescadora e Técnica em Recursos Pesqueiros) e pelo pescador José Luiz da Costa Fonseca, o Baré, sob a coordenação da professora Luciana do Nascimento Mendes, em parceria com a Coordenação de Extensão (Coex).
A oficina marcou a culminância das disciplinas de Tecnologia Pesqueira e Marinharia e Confecção de Apetrechos de Pesca. Durante a programação, os alunos participaram ativamente, diferenciaram práticas artesanais e industriais, e conheceram de forma detalhada a dinâmica da pesca em alto mar com uso do espinhel, a partir da experiência do pescador Baré, que já atuou na pesca industrial de atum em diversas regiões do Brasil, até as proximidades do Uruguai.
A integração entre a comunidade pesqueira e a comunidade acadêmica fortalece o aprendizado, valoriza o conhecimento técnico e empírico e mantém vivas as tradições culturais ligadas à pesca.