PESQUISA E ENSINO

Alunos do Curso de Técnico em Informática do Campus Macau têm trabalho aprovado em Congresso

O evento online abordou a aplicação de tecnologias na educação.

Publicada em 30/08/2021 Atualizada há 1 ano

Mesmo diante de um cenário atípico ocasionado pela pandemia do Covid-19, que obrigou alunos e servidores do IFRN a interromperem o ensino presencial nas salas de aula e trabalharem em um novo e desafiador contexto, por meio do Ensino Remoto Emergencial, os alunos Maria Laura de C. Barbosa e José Roldão Ribeiro Neto do Curso Técnico Integrado em Informática do Campus Macau, concluintes em 2020, desenvolveram no seu Trabalho de Conclusão de Curso uma ferramenta web gamificada com o intuito de aumentar a participação dos alunos do IFRN nos Centros de Aprendizagem (CAs).

A pesquisa foi orientada pelo professor João Helis Bernardo, o qual explicou que “O IFRN disponibiliza uma ferramenta fantástica de apoio ao ensino denominada de Centros de Aprendizagem. Funciona como uma monitoria, de forma que professores ofertam semanalmente encontros extraclasse para resolução de listas ou atividades, seja sanando dúvidas ou praticando os exercícios propostos. Contudo, apesar da importância desses momentos para a construção e solidificação do conhecimento, a presença de alunos ainda é baixa. Maria Laura e José Roldão viram nesse problema uma oportunidade de pesquisa, criando uma ferramenta que traz elementos de gameficação com o intuito de chamar a atenção dos alunos para participação nos CAs”.

A pesquisa apresenta resultados positivos. “A ferramenta desenvolvida, denominada GameCA, foi submetida a uma avaliação de usabilidade com um conjunto de alunos e um professor e obteve um excelente resultado, o que é um indicador de sua viabilidade.”, destacou o aluno José Roldão.

Considerando a importância da pesquisa, o artigo científico sobre o desenvolvimento e avaliação da ferramenta, intitulado GameCA: Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta gamificada para estimular a participação dos alunos do IFRN nos Centros de Aprendizagem, foi aceito para apresentação e publicação nos Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação, que este ano acontecerá de forma online.

Acesse o link para mais informações a respeito do congresso: https://ctrle.ufersa.edu.br

A aluna Maria Laura destacou ainda que “É muito gratificante para nós sairmos do ensino médio com a publicação de um artigo em um congresso de nível nacional. Isso demonstra a excelência do trabalho realizado no IFRN. Além de ensino, a instituição nos possibilita também participar de experiências com pesquisa e extensão”.

Além deste trabalho, várias outras pesquisas de alunos do curso Técnico Integrado em informática do Campus Macau vêm sendo publicadas em eventos nacionais nos últimos anos. Em 2019, a aluna Dominique Beatryz dos Santos Nascimento, orientada pelos professores João Paulo Costa de Araújo e Maria Clara Lucena de Lemos, e os alunos João Victor Lopes dos Santos e Wenderson Barros Pereira, orientados pelos professores João Helis Bernardo e Maria Clara, tiveram trabalhos apresentados em congresso na UFPB, na VI Jornada de Estudos Freireanos. Já em 2020, a aluna Victória Grabrielle da Silva, orientada pelos professores João Helis e Maria Clara, também teve seu artigo apresentado e publicado nos Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação.