Pesquisa e Ensino

Alunos do Campus Macau têm trabalhos aprovados em congresso universitário

O evento aborda temática da educação desde as séries iniciais até o nível superior

Publicada em 27/11/2019 Atualizada há 1 ano

Os alunos do 4º ano do curso de Informática do campus Macau, Dominique Beatryz dos Santos Nascimento, João Vitor Lopes dos Santos e Wenderson Barros Pereira, tiveram seus trabalhos de conclusão de curso aceitos na VI Jornada de Estudos Freireanos, evento realizado pela Universidade Federal da Paraíba de 21 a 23 de novembro de 2019.

Os trabalhos aceitos, intitulados Inclusão Digital – Ensino de Robótica em Macau, de autoria da aluna Dominique sob orientação dos professores João Paulo Costa de Araújo e Maria Clara Lucena de Lemos, e A inclusão digital no Ensino Infantil: Uma abordagem no Projeto Despertar na Cidade de Alto do Rodrigues RN, de autoria dos alunos Wenderson e João Vitor, sob orientação dos professores Joao Helis Junior de Azevedo Bernardo e Maria Clara, discutem a problemática da inclusão digital em diferentes contextos, analisando a implicação dessa inclusão na região da Costa Branca.

Os trabalhos, que inicialmente eram pré-requisitos para conclusão do curso, foram feitos no formato de artigo científico já visando a inserção dos alunos no ambiente acadêmico. Esse novo formato foi pensado pelo grupo de Informática do campus como uma medida para aproximar os alunos recém-formados no ensino médio do ambiente acadêmico existente no ensino superior. Uma inovação exitosa, na avaliação dos professores.

“Precisamos formar técnicos aptos não somente para o mercado de trabalho, mas, principalmente, indivíduos com senso crítico capazes de analisar como os processos educativos nos quais eles se inserem modificam a realidade deles e de outras pessoas”, disse a professora Maria Clara, que embora tenha orientado os alunos, leciona a disciplina de Língua Portuguesa. “Os alunos precisam ver sentido e aplicação naquilo que fazem, precisam perceber que são atores, muitas vezes protagonistas, em seus processos formativos”, completou.

Para João Paulo, professor do grupo de Informática, “é de extrema importância a participação dos alunos nesse evento, pois eleva o número de publicações do Instituto, bem como possibilita o contato deles com eventos de natureza científica em um ambiente acadêmico, impactando diretamente no seu processo de aprendizado”.

A iniciativa de submissão dos trabalhos partiu do professor João Helis, que reconheceu nos estudos qualidade suficiente que os levasse para fora dos muros da Instituição, especialmente no que diz respeito ao viés pedagógico que tem o evento. “Inicialmente, os alunos pareceram desconfortáveis com a ideia, mas, aos poucos, com algumas conversas e soluções, especialmente financeiras, ficaram mais à vontade com a situação”, disse o docente que ministra as disciplinas técnicas da área de Programação.

O evento tem o Instituto Federal do Rio Grande do Norte como um parceiro e, além de garantir a apresentação dos artigos, garante publicação dos trabalhos completos nos anais. Não resta dúvida de que o Instituto tem cumprido seu papel social não somente por meio do Ensino, mas também por meio dos eixos Pesquisa e Extensão, elementos da tríade institucional que permitiram a concretização dos trabalhos.