Semana de Integração
Volta às aulas de 2025.1
Alunos participam da Semana de Integração
Publicada por Larissa Oliveira em 09/04/2025 ― Atualizada em 9 de Abril de 2025 às 15:47
No dia 7 de abril, iniciamos o acolhimento dos estudantes durante o retorno das aulas para o ano letivo 2025.1, recebendo eles na Jornada de Integração. O Diretor-Geral do campus, Prof. Me. André Luiz Rodrigues Bezerra, após dar as boas-vindas, apresentou o Programa “Com Amor, IF” que objetiva trabalhar o senso de responsabilidade, pertencimento e organização. Os discentes ainda receberam formação sobre o uso do celular no contexto escolar com apontamentos sobre os riscos inerentes à saúde mental, feita pelo Diretor Acadêmico, Prof. Dr. Eugênio Ribeiro. Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, todos os alunos receberam, por fim, uma formação sobre bullying e cyberbullying ministrada pelo Assessor Pedagógico do campus, Dr. Diego Knack. A jornada de integração permanece acontecendo para os calouros que irão conhecer melhor a estrutura física e organizacional da instituição.
Enquanto isso, no dia 8 de abril, ocorreu a exposição do PPC (Projeto Pedagógico do Curso), apresentada pela Prof. Me. Sheyla Oliveira, coordenadora do curso de Administração, e pelo Prof. Me. Fernando Soares, coordenador do curso de Informática, para os alunos novatos dos respectivos cursos. Em seguida, os veteranos realizaram a explicação e execução do Projeto de Boas-Vindas que tem como objetivo integrar os calouros, apresentando algumas dicas sobre estudos e proporcionando um tour pelo campus.
Já no dia 9 de abril, os alunos conheceram diversos setores da instituição, iniciando com a apresentação da ASLAB (Assessoria de Laboratórios), seguida pela Assistência Estudantil e pelo Setor de Saúde. Após, foram apresentados os setores de COEXPEIN (Coordenação de Extensão, Pesquisa e Inovação), APAC (Assessoria de Apoio Acadêmico) e TI (Assessoria de Tecnologia da Informação). Os alunos também conheceram o NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais) e o NUGEDI (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade). A apresentação do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) destacou a importância da igualdade racial e cultural e o evento foi finalizado com a apresentação do Projeto IFSol (Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários).
Foram três dias enriquecedores, nos quais os novos estudantes tiveram a oportunidade de se integrar e conhecer a estrutura da instituição. A partir de agora, este campus será a nova casa dos alunos pelos próximos quatro anos e, com certeza, muitos aprendizados e experiências valiosas os aguardam.
Texto por: Jiorgia Martins, Bolsista da COCSEV/LAJ, em conjunto com o Diretor Acadêmico, Eugênio Ribeiro.












- Palavras-chave:
- volta às aulas Semana de Integração Lajes 2025.1