Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CAPACITAÇÃO

Seminário desafios e relatos de experiência no contexto do ensino remoto

Campus Lajes promove diálogo interinstitucional com docentes e discentes com foco no debate sobre os desafios do ensino remoto

Publicada em 19/08/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Considerando a nova realidade imposta pelo período da pandemia, o IFRN está passando por um processo de discussões e elaboração das diretrizes pedagógicas voltadas a implementação do ensino remoto como possibilidade de dar continuidade ao ano letivo de 2020. Tendo em vista a importância de dialogar com diferentes agentes do processo de ensino-aprendizagem que têm atuado nesse contexto durante o período de pandemia da COVID-19, o Campus Avançado Lajes convidou professores e alunos de outras instituições federais e estaduais para acessar os relatos e saberes das novas práticas e cuidados que serão necessários nesse momento excepcional vivenciado pela educação em todo o mundo. Desde o ensino superior, passando pelo ensino técnico-integrado e profissionalizante, e pelo ensino médio, nos dias 19 e 20 de agosto de 2020, os servidores e líderes de turma do campus participarão desse momento de troca, reflexão e formação para os desafios que teremos de enfrentar no contexto da sala de aula (virtual), bem como na esfera humana, cidadã e metodológica.

 

No dia 19 de agosto a programação se foca na escuta e troca de experiências com docentes de diferentes instituições, sendo os convidados os professores abaixo indicados.

 

Cleanto Rogério Rego Fernandes - possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e mestrado em Psicobiologia (Psicologia Fisiológica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi professor substituto de fisiologia e biologia do comportamento no Centro de Biociências da UFRN (2015-2016) e professor substituto de de morfologia e fisiologia no Depto. de Ciências Biomédicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, 2018-2019). Secretário regional adjunto da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2017 a 2019. É professor de Ciências Biológicas (Fisiologia) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE, Campus de Acopiara). Seu interesse de pesquisa é sobre neurociência cognitiva, especialmente sobre emoção e memória em humanos. Além disso, possui interesse e realizou algumas atividades relacionadas com divulgação científica e interação entre neurociência e educação.

 

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987, licenciatura; 1988 bacharelado), Especialização em Microbiologia (1995, UFRN), Mestrado em Bioecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Desenvolveu pós doutoramento na Universidade de Coimbra (2012-2013). É professora associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte atuando no ensino presencial e a distância. Tem experiência na área de Microbiologia ambiental, com ênfase em Ecologia de Microrganismos aquáticos, principalmente em ecossistemas aquáticos do semi-árido norteriograndense. Em uma segunda linha de trabalho e orientação de alunos de pós-graduação, desenvolve pesquisas sobre o Ensino de Biologia, notadamente sobre as dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas de professores e alunos do ensino básico em conteúdos biológicos e sustentabilidade. Desenvolve trabalhos de divulgação científica e educação para a sustentabilidade.

 

Galileu Rodrigues Borges - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012), graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016).

 

Rosane Lampert Dias - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é coordenadora de área - ciências da natureza. - EAJ/UFRN e professor do ensino básico, téc e tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, epidemiologia, daily variation, light intensity e platanus acerifolia.

 

No dia 20 de agosto de 2020 o momento de escuta e troca será com os discentes de diferentes instituições da rede estadual de educação, Escola Agrícola de Jundiaí, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Os convidados palestrantes serão os discentes: João Correia (Aluno do curso de Ciências e Tecnologia da UFRN), Maria Nunes (Curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio na Escola Agrícola de Jundiaí - UFRN), Renata Lima (IFCE- Campus Cedro) e Quezia Silva (Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Feire - Cenep).

O seminário ocorre por meio digital e sua gravação será disponibilizada para acesso futuro por discentes e servidores de outros campi interessados em acessar seu conteúdo.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas