Meninas de Luta
Projeto Meninas de Luta é lançado no IFRN
Inscrições para participação no IFRN-Campus Lajes até dia 15 de fevereiro
Publicada por Larissa Oliveira em 05/02/2026 ― Atualizada em 5 de Fevereiro de 2026 às 13:55
O Projeto Meninas de Luta é uma iniciativa do IFRN e do Ministério das Mulheres, voltada ao enfrentamento da violência de gênero por meio da informação, do cuidado e do fortalecimento de meninas e mulheres. No IFRN-Campus Lajes, serão ofertadas 40 duplas (aluna + mãe ou responsável) , em horários semanais (imagem em anexo) e com duração de 4 meses, com início no dia 3 de março e término no dia 3 de julho.
O projeto ofertará aulas de defesa pessoal (1 vez na semana), oficinas socioeducativas (1 vez ao mês) e uma bolsa mensal de R$300 por dupla. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 15 de fevereiro.
Para mais informações: marilia.padilha@ifrn.edu.br
Meninas de Luta: projeto trabalha enfrentamento à violência de gênero
A urgência é real. Em 2025, o Brasil registrou 1.470 feminicídios, o maior número da série histórica. Isso significa que, em média, quatro mulheres são assassinadas por dia, evidenciando que a violência de gênero é estrutural e não pode ser ignorada.
O Meninas de Luta irá atuar por meio de aulas de defesa pessoal, ações socioeducativas e atividades psicossociais, promovendo escuta, cuidado, autonomia e fortalecimento.
O projeto é voltado para estudantes do ensino médio do IFRN e para suas mães ou responsáveis, com ações no Rio Grande do Norte, nos campi São Paulo do Potengi, Santa Cruz, Currais Novos, Zona Norte, João Câmara, São Gonçalo do Amarante, Mossoró, Lajes e Pau dos Ferros, tendo ponto focal no Campus João Câmara.
Idealizado e coordenado por Liária Nunes (@liarianunes), o Meninas de Luta nasce da urgência de enfrentar a violência de gênero por meio da informação, do cuidado e da criação de espaços seguros, que promovem dignidade e transformação social.
- Palavras-chave:
- 2026 Meninas de Luta Lajes