Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

IFRN Campus Lajes promove IV Seminário de Direitos Humanos

Edição do evento neste ano ocorrerá entre os dias 17 e 19 de Novembro. Inscrições estão abertas a partir de hoje (10), até o dia 16.

Publicada em 10/11/2021 Atualizada há 1 ano

Inscrições estão abertas de 10 a 16 de Novembro.

O Seminário de Direitos Humanos é um evento anual organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRN Campus Avançado Lajes e terá neste ano a sua quarta edição. Para que se compreenda o propósito do evento, é importante destacar a função desses dois órgãos presentes em todos os campi do Instituto. Seguindo a orientação normativa geral, o NAPNE objetiva a definição de diretrizes para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas (PNEE), buscando o respeito às diferenças e à igualdade de oportunidades. Já o NEABI, é responsável por realizar ações de natureza sistêmica voltadas à preservação do direito à diversidade e ao cumprimento efetivo das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, bem como dos instrumentos legais correlatos.

Este evento é orientado pelo compromisso desses núcleos, e dos institutos federais como um todo, com a educação inclusiva, isto é, uma educação que visa a emancipação de estudantes e a construção de uma sociedade mais igualitária, combatendo todas as formas de discriminação, no que diz respeito às identidades, como raça, classe, gênero, etnia, religião, orientação sexual e deficiências. Dessa forma, o IV Seminário de Direitos Humanos do IFRN Campus Avançado Lajes tem como tema: “Equidade racial e inclusão em pauta: o que a escola tem a ver com isso?”. Esse tema engloba o nosso maior anseio e o nosso maior desafio, especialmente em contexto de ensino remoto emergencial, e faz alusão a eixos de trabalho desses dois núcleos do IFRN.

A edição de 2021 do Seminário de Direitos Humanos visa a promover a divulgação e compartilhamento de práticas, propostas e experiências pedagógicas, estudos analíticos e ações sistêmicas que auxiliem no enfrentamento das barreiras relacionadas às deficiências e à raça e favoreçam a construção de uma educação inclusiva para uma sociedade mais igualitária. O evento acontecerá de forma on-line, durante os dias 17, 18 e 19 de novembro, sendo o dia 17 voltado para as atividades do NEABI sistêmico do IFRN e os demais dias para as propostas específicas do Campus avançado Lajes, que se constituirão por mesas-redondas, rodas de conversa e oficinas com profissionais da educação. Seu público-alvo é composto por toda a comunidade interessada nas temáticas, especialmente professores e estudantes das redes federal, estadual e municipal de ensino. As inscrições podem ser realizadas de forma gratuita no site do Seminário. Para mais informações acompanhe as redes sociais do Campus Avançado Lajes.

Acesse:

IV Seminário de Direitos Humanos - Site do evento

@ifrn_lajes - Página no Instagram

@ifrn.lajes - Facebook

Palavras-chave:
ensino
extensao
servidores

Notícias relacionadas