Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PROEJA FIC EPT

IFRN Campus Lajes, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajes realiza Curso de Operador de Computador para jovens da EJA

As aulas se iniciam na próxima quarta-feira, dia 25 de maio.

Publicada em 19/05/2022 Atualizada há 1 ano

O IFRN Campus avançado Lajes realiza Projeto que oferta qualificação profissional integrada à educação básica, na modalidade de Educação de Jovens e adultos (EJA), o Projeto EJA Integrada à EPT (Educação profissional e tecnológica). Os investimentos para a realização do Projeto fazem parte da Política de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional, da Secretaria de educação básica/Secretaria de educação profissional e tecnológica/MEC. 

O PROEJA FIC EPT Operador de computador desenvolve-se por meio de uma parceria entre o IFRN Campus Avançado Lajes e a Secretaria Municipal de Educação do município de Lajes/ CIEJA (Centro integrado de educação de jovens e adultos). Os participantes são alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental da EJA e devem ter 15 anos ou mais. Eles estudam na escola municipal durante o turno matutino e, no turno vespertino, às quartas-feiras, os estudantes vão ao IFRN para ter aulas das 13h às 17h, com professores do Instituto Federal. 

O curso Operador de Computador tem duração de 01 ano letivo, contabilizando 200h. Ao término, os estudantes recebem o certificado de qualificação professional de Operador de computador, ao mesmo tempo em que concluem o ensino fundamental. A secretária de educação do Município de Lajes, professora Vitória Paiva, presente no Seminário de Integração do Curso, realizado nesta quarta-feira, dia 18, afirmou que esta é uma oportunidade muito importante para os estudantes, destacando o protagonismo de cada um em participar e concluir o curso e, ao término, sair com a qualificação de operador de computador. 

A secretaria de educação tem dado todo apoio logístico aos alunos para frequentarem o curso no contraturno no IFRN. No encerramento do Seminário de Integração, os estudantes do CIEJA fizeram um passeio pelas instalações e espaços físicos do Instituto e conheceram o laboratório de informática, onde terão aulas. 

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas