Você está aqui: Página Inicial / Campi / Lajes / Notícias / IFRN Campus Avançado Lajes realiza a quinta edição do Seminário de Direitos Humanos
NAPNE e NEABI

IFRN Campus Avançado Lajes realiza a quinta edição do Seminário de Direitos Humanos

17/11/2022 - Evento é organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI).

IFRN Campus Avançado Lajes realiza a quinta edição do Seminário de Direitos Humanos

O IFRN Campus Avançado Lajes vem realizando anualmente o Seminário de Direitos Humanos, evento organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI). O evento integra as ações da instituição que visam a implementação de uma educação inclusiva, voltada para a construção de uma sociedade mais igualitária e para o combate a todas as formas de discriminação no que diz respeito às identidades, como raça, classe, gênero, etnia, religião, orientação sexual e deficiências. 

Seguindo a orientação normativa geral, o NAPNE objetiva a definição de diretrizes para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas (PNEE), buscando o respeito às diferenças e à igualdade de oportunidades. Já o NEABI, é responsável por realizar ações de natureza sistêmica com foco no combate ao racismo e a outras formas de discriminação, assim como na conscientização e na formação de cidadãos a respeito da diversidade étnico-racial dos povos do Brasil, fazendo-se cumprir efetivamente as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e os seus instrumentos legais correlatos. As ações dos núcleos acontecem de forma sistêmica e local, nos campi do IFRN, e contam com a colaboração de servidores docentes e técnico-administrativos, discentes e membros da comunidade externa. 

Neste ano de 2022, o Seminário de Direitos Humanos subdividiu-se em dois eventos, a fim de dar maior visibilidade às temáticas trabalhadas por cada um dos núcleos citados. 

O V Seminário da Consciência Negra do IFRN Lajes: cultura, arte e educação como resistência, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRN Campus Avançado Lajes, será realizado presencialmente no campus nos dias 16 e 17 de novembro de 2022 (manhã e tarde). O evento visa informar e sensibilizar o público externo e interno no que diz respeito às relações étnicoraciais, assim como incentivar e divulgar ideias e práticas pedagógicas que contemplem a diversidade sociocultural nacional e local. 

Já o evento Educação e Diversidade: Práticas Inclusivas da Escola para o Mundo, promovido pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), ocorrerá presencialmente no Campus Avançado Lajes no dia 18 de novembro de 2022. Seu objetivo é promover práticas, propostas e experiências pedagógicas, estudos analíticos e ações sistêmicas que auxiliem no enfrentamento das barreiras relacionadas às deficiências e favoreçam a construção de uma educação inclusiva para uma sociedade mais igualitária. O público-alvo dos dois eventos é composto por toda a comunidade interessada nas temáticas, especialmente professores e estudantes das redes federal, estadual e municipal de ensino. 

As inscrições poderão ser realizadas na página do evento.

Acesse:

Inscrições

Ações do documento

Página em carregamento