Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Palestra

Diretor Acadêmico Ministra Palestra na Semana Pedagógica do Município de Lajes

Palestra sobre os Atores Implícitos no processo de ensino aprendizagem minitrada pelo Prof. Alexandro Vladno para os Técnicos Administrativos da Secretaria de Educação do Município de Lajes

Publicada em 24/02/2017 Atualizada há 1 ano

FOTO: IFRN
No dia 21/02, a convite da Secretaria de Educação de Lajes, o Professor Alexandro Vladno que é o Diretor Acadêmico do Campus Avançado Lajes ministrou a palestra intitulada "Atores Implícitos no apoio ao processo ensino aprendizagem" ao pessoal administrativo das escolas do município. Estavam presentes técnicos de assuntos educacionais, merendeiras, porteiros, pedagogos e demais servidores do município que integram as equipes de suporte administrativo nas escolas municipais. O intuito foi de falar sobre quem são os atores implícitos da educação e o seu papel fundamental no suporte ao processo de ensino e na promoção de um ambiente receptivo e com condições de uso, isto é, um espaço verdadeiramente preparado para receber os atores explícitos do processo ensino – aprendizagem: professores, alunos, coordenação pedagógica, equipe diretiva e administrativa. O termo “atores implícitos” é utilizado para designar o Pessoal de Apoio tais como: merendeiras, serventes, vigilantes, etc. Essas pessoas, muitas vezes esquecidas pelos divulgadores dos resultados escolares, essas que não recebem nenhum mérito pelas vitórias da educação, são de grande importância para que a magia do ensinar e do aprender aconteça. O Prof. Alexandro utilizou a experiência do que é feito no IFRN como parâmetro de referência e abriu para discussão com os presentes.
    A palestra é parte da programação da semana pedagógica da Secretaria de Educação do município de Lajes e fruto da parceria já bem estabelecida entre o Campus e o município.