Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COVID-19

Direção Acadêmica abre Inscrição para Segunda chamada de Projetos com Professores e Alunos do Campus Lajes durante a Quarentena

As inscrições novos projetos estão abertas até o dia 16 de abril de 2020 e podem ser feitas por todos os alunos matriculados no campus por meio de formulário eletrônico

Publicada em 14/04/2020 Atualizada há 1 ano

Projetos com Professores e Alunos do Campus Lajes durante a Quarentena

A Direção Acadêmica do Campus Avançado Lajes, considerando a suspensão do calendário acadêmico promovido pela Portaria 547/2020-RE/IFRN e tendo em vista a importância do contato com os alunos vinculados a essa casa de educação, anunciou nessa terça-feira (14 de abril de 2020) a abertura de inscrições na segunda chamada para participação nos novos projetos propostos pelos docentes do campus com ênfase nas áreas de Línguas Portuguesa, Literatura e Sociologia.

São 04 projetos inscritos pelos docentes para o desenvolvimento de diálogos formativos com seus alunos nas mais diferentes frentes, que transitam entre literatura, feminismo e solidariedade. As inscrições para eles seguem abertas até o dia 16 de abril de 2020.

O projeto Rede de Solidariedade teve baixo número de inscritos na primeira chamada e reabre as inscrições por se constituir como uma ação muito prioritária para a atual crise que vivenciamos. É fundamental que líderes de turma e demais alunos tomem parte nele.

O diretor acadêmico, professor André Bezerra, ressalta: “São muitos os desafios que se apresentam a partir da pandemia do COVID-19, seja na frente da formação discente, da gestão de pessoas, do planejamento e registro para regulamentação do trabalho remoto e muitas outras questões que demandam grande atenção em todos os setores e em todos os níveis da gestão, mas é essencial que o contato com os discentes, mesmo que mediado por outras tecnologias, seja uma ação perene na instituição durante essa crise”.

Os projetos, embora não se constituam como aula, como previsto na portaria de suspensão do calendário acadêmico, atuam como pontes de construção de conhecimento e de contato humano e cidadão entre profissionais docentes e os discentes do campus. Assim, cada proposta encaminhada pelos docentes se configura como um espaço de debate, valorização e investimento no olhar científico e humano para o mundo, como enseja a função social da instituição, mesmo, e sobretudo, nesse momento de crise.

As inscrições ocorrerão por meio on-line, via formulário Google. Clique no link ao lado para acessar e efetivar sua inscrição. Para cada projeto que você quiser participar, uma inscrição terá de ser preenchida. Cada inscrição terá três etapas fáceis e rápidas de preenchimento: (1) identificação do participante; (2) perfil de acesso tecnológico; e (3) inscrição no curso.

Ao final indicamos o link para o documento descritivo aonde pode ser encontrada a descrição de cada um dos projetos e também o link para a inscrição dos discentes regularmente matriculados no Campus Avançado Lajes nos projetos com participação livre. 

Deixamos também uma rápida seção de Perguntas Frequentes para orientação simplificada dos interessados:

 

PERGUNTAS FREQUENTES

I – Como são esses projetos?

A proposta de trabalho com os alunos/turmas nesse período de suspensão de aulas tem foco na tentativa de manutenção de conexão com vocês, auxiliando tanto nessa fase de isolamento social, como mantendo vivo o contato de nossa comunidade no Campus Avançado Lajes. As atividades propostas pelos professores têm como foco também manter ativo o diálogo que nos caracteriza enquanto casa de ensino.

 

II – Quais são os aspectos positivos para os participantes desses projetos?

  • Manter conexão com professores e colegas, compartilhando esse contato apesar do isolamento.
  • Novos aprendizados e revisão do que já foi estudado.
  • Ajudar a mente a permanecer ativa durante o isolamento.
  • Ganhar certificado pela participação nos projetos.

 

II - Aspectos negativos:

  • Como nem todos os alunos tem acesso à internet, nem todos poderão participar das atividades mediadas à distância.

 

III –Esses projetos são aulas?

Não. Essas atividades não serão contadas como aula e carga horária das disciplinas dos discentes, já que o calendário acadêmico do IFRN se encontra suspenso.

 

IV - Os projetos são abertos para qualquer aluno de qualquer turma do campus participar?

Alguns são, outros não. Ao ver as atividades listadas no Guia de Projetos observe qual é o público que pode participar delas.

 

V – Algum desses projetos é obrigatório para os alunos?

Não. Devido a complicação com acesso a rede de internet que o aluno pode ter, todas as atividades são de participação voluntária por parte do discente.

 

VI – Quanto tempo os projetos vão durar?

Alguns são mais curtos e outros preveem uma duração mais longa. De toda forma, todos serão desenvolvidos até o fim, mesmo se eventualmente ocorrer o retorno às aulas nesse período. Ao entrar na ação, você será orientado pelos docentes responsáveis.

 

VII – O que os alunos têm que fazer nesses projetos?

Em algumas propostas o aluno pode ser público e debatedor, em outras pode ser pesquisador, em outras você pode ser aluno, em outras artista e criador. A resposta certa então é “depende”. Depende da ação da qual ele quer participar.

 

VIII - Como sei o que está disponível para inscrição?

Acesse o documento orientador no link no final da matéria.

 

IX - Até quando as inscrições estão abertas?

Até 16 de abril de 2020.

 

X - E por que existem alguns projetos em que o aluno não pode se inscrever livremente?

Esses projetos (ver no guia) que não estão abertos para inscrição serão apresentados diretamente pelo professor às respectivas turmas e o diálogo para definir os participantes será direto entre docente e turma.

 

XI - Como o aluno pode se inscrever?

Acesse o link disponível no final da matéria.

 

XI – O aluno pode se inscrever em quantos projetos desejar?

Sim, sempre observando o máximo cuidado com sua disposição, tarefas e disponibilidade de tempo dentro do contexto do isolamento social.

 

ACESSE O GUIA PARA CONHECER OS PROJETOS

ALUNO, INSCREVA-SE NO LINK

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas