CURSO FIC

Campus Lajes oferece curso FIC em Introdução à Lógica Clássica

As pré-inscrições irão de 31 de julho à 7 de agosto, e as inscrições de 08 à 12 de agosto na secretaria acadêmica do Campus.

Publicada em 30/07/2019 Atualizada há 1 ano

O Campus Avançado Lajes, através da Coordenação de cursos FIC e da disciplina Filosofia, oferecerá o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Introdução à Lógica Clássica. A Filosofia, através do ramo da Lógica, compreende que o diálogo é condição necessária de socialização e formação pessoal e cultural, e para tais intentos o exercício e a arte da argumentação são elementos imprescindíveis, tanto para o emprego no dia-a-dia quanto para a atividade científica. Entendemos que saber argumentar é fundamental, porém aprender a argumentar corretamente é indispensável para que não enganemos, não nos enganemos e não nos deixemos enganar.

OBJETIVOS:

•  Aprimorar nos alunos a capacidade dialógica, crítica e argumentativa frente às questões teóricas e práticas dos seus cotidianos pessoais e sociais.
  • Propiciar ao estudante a compreensão da importância de se seguir regras, organizar o raciocínio e fazer pequenos cálculos lógicos para solucionar problemas propostos.
  • Capacitar ao estudante reconhecer e construir argumentos válidos de argumentos inválidos e utilizar a Lógica no processo de tomada de decisões.
  • Mostrar os limites da Lógica e apontar para o estudo da Ética através da análise de falácias, ou seja, argumentos que possuem a aparência de serem válidos, mas que não o são.

Dessa forma, ao concluir este curso, o aluno do Curso FIC em Introdução à Lógica Clássica na modalidade presencial, deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite um melhor uso da capacidade argumentativa em sua vida pessoal, estudantil e profissional, contribuindo na solução de problemas (pessoais e científicos) e na tomada de decisões.

Local:  IFRN – Campus Avançado Lajes (sala a indicar)

Professor: Geraldo Freire

Carga-horária: 1,5 horas/ relógio – 2 h/aula semanais – Total de 30 horas/relógio (40 horas/aula) – de agosto à dezembro.

Vagas: 30 (trinta) vagas para o turno matutino (20 alunos do Campus e 10 da comunidade externa)

30 (trinta) vagas para o turno vespertino (20 alunos do Campus e 10 da comunidade externa)

Turmas: Matutino, às terça-feira, das 10h30 às 12h.

Vespertino, às quarta-feira das 16h30 às 18h.

Início das aulas: 13 de agosto/ 14 de agosto

Pré-inscrições: de 31 de julho à 7 de agosto de 2019 através do link: https://forms.gle/pxXPkLdoAzLFHPqr7

Obs. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrições.

Resultado da pré-inscrições: 08 de agosto em http://portal.ifrn.edu.br/campus/lajes

Inscrições: de 08 à 12 de agosto de 2019 na secretaria acadêmica do IFRN/Campus Lajes (das 9h às 12h e das 14h às 17h)

Documentos: Aluno internos: CPF e email (de preferência Gmail).

Aluno externo: cópia do RG e do CPF, e email (de preferência Gmail).

Requisitos necessários: é destinado a estudantes internos e público externo (que esteja cursando o ensino médio ou que já tenha cursado) que se predisponham a acompanhar às aulas e participar de todas as atividades concernentes ao curso.

PRÉ-INSCRIÇÕES

extensao