Curso ocorrerá no dia 8 de novembro, das 8h às 15h, no Campus Lajes
Campus Lajes promove curso “Gestão inteligente: como rentabilizar a criação de caprinos e ovinos”
Publicada por Leonidas Araujo em 28/10/2025 ― Atualizada em 28 de Outubro de 2025 às 12:13
A ovinocaprinocultura é uma das atividades mais promissoras do Sertão Central, mas para alcançar melhores resultados é fundamental adotar práticas modernas de gestão, planejamento e inovação produtiva. Pensando nisso, o Campus Lajes do IFRN promove o curso “Gestão Inteligente: Como Rentabilizar a Criação de Caprinos e Ovinos”, que acontecerá no dia 8 de novembro de 2025, das 8h às 15h, no próprio campus.
Durante a formação, os participantes terão acesso a conteúdos voltados para o aumento da produtividade e da lucratividade, incluindo:
- Planejamento estratégico da fazenda em curto, médio e longo prazo;
- Seleção genética e melhoria de raças;
- Alimentação eficiente e manejo de custos;
- Prevenção de doenças e manejo sanitário;
- Definição de nicho de mercado (corte x leite);
- Estratégias de venda;
- Gestão de riscos em função de clima, preços e saúde animal.
O curso será ministrado por Micherlangello Moriegno Bessa dos Santos, técnico em Agropecuária pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RN). Ele atua como técnico de campo na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, desenvolvendo ações voltadas à assistência técnica e ao fortalecimento produtivo de rebanhos no semiárido potiguar. É também proprietário da Central do Campo, empresa que oferece consultoria, assistência técnica e treinamentos para produtores rurais da região. Com mais de 15 anos de experiência como produtor de ovinos, trabalha com as raças Dorper e Santa Inês, unindo conhecimento prático e técnico para promover o desenvolvimento sustentável da atividade no Sertão do Rio Grande do Norte.
Essa ação integra o projeto Sertão Produtivo, desenvolvido pelo Campus Lajes do IFRN, com financiamento do Edital Parcerias pelo Clima, da Casa dos Ventos. O curso conta ainda com a cooperação da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão Cabugi (ACOSC), do Instituto Sabiá/UFERSA e do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter-BNB).
As inscrições estarão abertas de 28 de outubro a 8 de novembro de 2025, e o link de inscrição será disponibilizado ao final desta matéria.
Aos que já haviam se inscrito na ação durante o mês de setembro, não será necessário realizar nova inscrição. Caso o participante não se recorde se efetuou a inscrição, basta tentar novamente — o sistema informará se o CPF já consta como cadastrado para o curso.
- Palavras-chave:
- Ovinos gestão sertão produtivo caprinos formação curso produtores rurais