AULAS REMOTAS

Campus Avançado Lajes retorna às aulas na modalidade de ensino remoto

Aulas são organizadas pelas plataformas do Google e turmas virtuais se encontram de forma síncrona e assíncrona

Publicada em 14/10/2020 Atualizada há 1 ano

A pandemia ocasionada pelo Covid-19 gerou profundas mudanças em todas as áreas da nossa vida cotidiana. No ensino, a necessidade de distanciamento social ainda presente, tem incentivado a adoção de novas ferramentas para auxiliar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

É nessa perspectiva que os campi do IFRN se prepararam, ao longo dos últimos seis meses, no sentido de formar servidores e discentes para o chamado novo normal. O acesso de todos à uma educação pública de qualidade, mesmo nesse contexto, foi e é uma preocupação constante no Campus Avançado Lajes.

O lançamento do edital de auxílios emergenciais para garantir a conectividade dos discentes, que visou fornecer equipamentos de informática e acesso à internet aos estudantes com maior necessidade, demonstra esse objetivo. Além disso, a equipe de servidores do campus está envolvida na busca de soluções para aqueles que tenham apresentado dificuldades diferenciadas de acesso, planejando estratégias mais amplas para a inclusão destes discentes.

Nas palavras do prof. Ermerson Capistrano, Diretor Acadêmico do Campus: “temos um grande desafio que é fazer com que todos possam acompanhar as aulas e realizar as atividades nesse modelo de ensino emergencial, mas nos preparamos da melhor forma para que os impactos dessa mudança sejam os menores possíveis para os discentes”.

“O acesso ao conhecimento é a base de uma educação pública de qualidade e referenciada, como a que nossa instituição promove, e é ele que tem sido foco de nossa batalha contínua para alcançar nossos discentes em um contexto em que 85% deles se enquadram no perfil de vulnerabilidade social. São desafios que atravessam as esferas pedagógica, administrativa e de diálogo com alunos, pais e conselhos, mas a equipe é preparada e tem buscado o melhor delineamento possível de ações para atuar nessas frentes”, destaca o Diretor Geral do Campus, o professor André Bezerra.

Alguns dos registros desses encontros síncronos (ao vivo) com as turmas foram registrados pelos professores.