Campanha de doação - Equipamentos eletrônicos

Campanha de doação de equipamentos eletrônicos do Campus Lajes atende à comunidade discente

Os equipamentos doados foram formatados, organizados e entregues pelo campus para alunos na lista de espera dos auxílios emergenciais de 2021, conseguindo garantir o atendimento de 100% da demanda

Publicada em 13/01/2022 Atualizada há 12 meses

Campanha de doação - Equipamentos eletrônicos

Considerando a pandemia da COVID-19, o IFRN nos anos letivos de 2020 e de 2021 manteve o atendimento aos seus alunos efetivado de por meio do ensino remoto emergencial, ofertando as aulas de seus cursos regulares por meios de transmissões on-line pelo pacote Google for Education em todas as suas ferramentas.

Para conseguir efetuar tal ação os campi do IFRN, em 2020 e 2021, lançaram editais para auxílios emergenciais, com objetivo de garantir bolsas permitissem a compra de computadores e contratação de serviço de internet por parte de discentes com perfil de vulnerabilidade social. Suficiente em 2020, o recurso disponibilizado atendeu alunos matriculados em diferentes cursos e turmas ofertados no campus, que apresentaram, via edital, inscrição com documentação comprovando seu perfil socioeconômico prioritário. Em 2021, com o ingresso de novos duzentos alunos, mais de 70% deles se enquadrando no perfil de vulnerabilidade socioeconômica, junto à diminuição de recursos orçamentários para as instituições federais de ensino superior, o edital de auxílio conseguiu atender apenas parte dos inscritos que demonstraram a necessidade de aquisição de computadores em seleção da assistência social do IFRN, restando assim lista de espera de alunos sem cobertura que necessitavam de equipamentos (computadores, notebooks, tablets, etc.) para efetivar o acesso aos conteúdos de aulas disponibilizado virtualmente.

Durante o período do ensino remoto emergencial, dentro do contexto da pandemia da COVID-19, o IFRN promoveu de forma sistêmica a campanha “Doe chances, doe sonhos, doe oportunidades”. O Campus Avançado Lajes, desde junho de 2021, através de contatos e parcerias com diferentes órgãos públicos e privados, buscou doação de computadores, notebooks ou tablets para atender aos estudantes da unidade que, naquele momento, encontravam-se sem condições de acompanharem de forma qualitativa as aulas no formato remoto emergencial por não possuírem equipamento eletrônico.

Por meio das parcerias buscadas e conseguidas, o Campus Avançado Lajes conseguiu a doação de mais de 60 computadores e netbooks usados em diferentes estados de conservação. Alguns prontos para uso e outros necessitando de manutenção para viabilização de uso. A equipe de tecnologia da informação do campus atuou na manutenção e formatação das máquinas e o setor de assistência estudantil na garantia da entrega das doações aos alunos, garantindo que após o recebimento da doação todo o fluxo necessário para permitir o uso fosse cumprido.

O Diretor-Geral do Campus Avançado Lajes ressalta a importância e trabalho para efetivação da ação: “Foi um trabalho coletivo árduo para garantir o atendimento a todos os discentes, mas temos orgulho de encerrar o ano letivo de 2021 com a indicação de que todos os alunos em lista de espera foram atendidos, não restando um aluno solicitante sem computador/notebook para acesso”.

Os parceiros externos do IFRN – Campus Avançado Lajes nesta ação foram o Banco do Brasil, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Polícia Federal do Brasil. “Ficamos muito felizes e agradecemos aos parceiros e doadores nesta ação. O Banco do Brasil a partir de sua superintendência e da mediação da gerência da agência de Lajes, o SICOOB, por meio de seus representantes e agências na cidade do Natal, o Sebrae-RN, por meio do seu diretor e a Polícia Federal do Brasil, enquanto instituição irmã na esfera federal, foram centrais na concretização desta proposta de levar equipamentos de informática que garantissem o acesso às aulas a estes alunos, somando-se ao programa de auxílios emergenciais do IFRN e ajudando na concretização deste objetivo”, destaca o Diretor-Geral.

O IFRN – Campus Avançado Lajes encontra-se na retomada gradual da presencialidade das aulas, como previsto nas resoluções do IFRN, segundo o modelo misto modular aplicado durante o ano letivo de 2021, que tem previsão para encerramento no mês de março de 2022.