Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN E COMUNIDADE

Alunos realizam semana de planejamento e execução de uma atividade sustentável

O evento foi executado pelos alunos do 1º ano do curso integrado em Administração do Campus Avançado Lajes na manhã desta terça-feira (29).

Publicada em 30/09/2015 Atualizada há 1 ano

Nesse dia, foram apresentados os resultados do planejamento e execução de uma atividade sustentável em espaços públicos da cidade de Lajes e cidades vizinhas como Santana do Matos e Angicos. O projeto fez parte de uma atividade prática ligada à disciplina de Gestão Pública, sob a orientação da professora e coordenadora do curso Alinne Pompeu.

O objetivo principal do projeto está em perceber o espaço da comunidade em que vivem os alunos, identificando as possibilidades de interferir positivamente nele, sentindo-se responsável por esse espaço e tornando-o significativo. Além disso, essa atividade prática mostra-se relevante para estimular a capacidade de organização e planejamento, interagindo com a comunidade.

Para a realização dos objetivos, os alunos escolheram um espaço público e, em grupos, discutiram sobre as melhorias necessárias, bem como sobre as possibilidades e limites de uso e melhoria destes espaços. Em seguida, cada grupo elaborou o seu planejamento de ação e o executou. 

Um dos grupos trabalhou na limpeza e revitalização da Praça Coronel Manoel Teixeira localizada na cidade de Lajes, contando com o apoio da prefeitura na doação de material como tinta e pincéis para realização da ação. Outro grupo realizou uma tarde de lazer e entretenimento com mais de 50 crianças do CEMEI, situado na cidade de Angicos, usando a arte através da música, teatro e leitura como porta para valorização da cultura e educação. Um terceiro grupo trabalhou a implantação de uma horta na escola CAI – Centro de Ações Integradas Governador Geraldo Melo, situada em lajes, contando com a ajuda dos alunos desta escola, que serão responsáveis, junto aos professores, pela manutenção da mesma. Na oportunidade, foi apresentada a importância da horta na escola, já que o intuito é de que a mesma seja utilizada nas refeições dos alunos. Por fim, um quarto grupo realizou um projeto intitulado “Leitura como hábito”, na Escola Municipal Professor Osvágrio R. de Carvalho, situada na cidade de Santana do Matos, onde foi revitalizada a biblioteca e feita a limpeza e organização dos livros. A ação incluiu um diálogo entre professores e coordenadores da escola no intuito de apresentar a importância da leitura e cuidado com o espaço recém-revitalizado.

Esse projeto é muito importante para a formação humana integral dos alunos do curso de administração, além de ser uma forma de colocar em prática o que é aprendido em sala de aula, mostrando que o aprendizado adquirido deve ser expandido para o bem da comunidade na qual estamos inseridos. Os alunos mostraram bastante empenho na realização da ação e de uma forma geral, todos os grupos ressaltaram a satisfação do retorno positivo em ver que suas ações foram bem aceitas pela comunidade.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas