NUARTE

Aluno do Campus Lajes aprova curta metragem para a mostra do festival de cinema de Baía Formosa/RN

Curta “Pescador” será exibido nos dias 1 e 2 de dezembro de 2017 na mostra competitiva do FINC e concorrerá a premiação de dez dias com todas as despesas pagas no maior festival de cinema da Europa.

Publicada em 27/11/2017 Atualizada há 1 ano

O curta metragem “Pescador” de João Luiz de Medeiros Junior, aluno do segundo ano do curso técnico integrado em Informática no Campus Avançado Lajes, natural da cidade de Santana do Matos, foi aprovado para participar e competir junto a produções audiovisuais de todo o país e de fora dele em um dos mais reconhecidos festivais de cinema da região Nordeste, o Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa.

Criado como parte integrante dos projetos realizados pelo Núcleo de Artes Itaretama, o curta, com argumento e roteiro de João Luiz e André Bezerra, possui direção de João Luiz, produção e co-direção de Ana Stephane Dantas Fernandes, aluna do segundo ano do curso técnico integrado em Informática, e edição de Everton Rafael Fernandes Soares, aluno do terceiro período do curso técnico subsequente em Informática.

O curta filmado em Santana do Matos busca expressar poeticamente a visão sobre a figura do pescador, seu imaginário, suas atividades e suas ações. O próprio diretor executa a narração que marca a obra que poderá ser vista em dezembro na cidade de Baía Formosa.

O FINC - Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa - é considerado um dos maiores Festivais de Cinema Independente do Nordeste. Em 2017 chega com novidades e mais uma vez, valorizando a produção audiovisual do Rio Grande do Norte. Como parte da programação do Festival, o público pode participar de workshops gratuitos em diversos municípios do Rio Grande do Norte, possibilitando o acesso a produção audiovisual. O evento acontece entre os dias 1 e 2 de dezembro no Mirante da Praia de Baía Formosa, uma das mais belas do litoral norte riograndense. Durante o Festival, o público vai poder conferir diversas atividades gratuitas, como a exibição de filmes, exposição fotográfica, corrida de rua, feirinha de artesanato, show musical e muito mais.

O Núcleo de Artes Itaretama é um projeto fomentado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFRN que integra o IFRN – Campus Avançado Lajes. O seu projeto engloba atividades que promovam a formação artística e circulação de obras da comunidade dentro e fora dos muros da instituição. Em suas atividades engloba projetos na área de poesia, editoração de publicação, fotografia, desenho, cinema, arte urbana, teatro, jogos, dentre muitas outras. A base dos projetos é sempre com foco na cidadania, na transformação lúdica, poética e crítica da realidade e na acessibilidade aos bens culturais.

Novas notícias sobre essa parceria podem ser conferidas acompanhando o portal do Campus Avançado Lajes, ou através das redes do Núcleo de Artes Itaretama: Nuarte Itaretama (no Facebook) e @nucleoitaretama (no Instagram).