Festival Sinfônico abre inscrições para semana imersiva em Jucurutu

Entre os dias 21 e 27 de julho serão oferecidas aulas gratuitas para jovens talentos da música de concerto

Publicada por Joao Rocha em 26/06/2024 Atualizada há 3 dias, 4 horas

Estão abertas as inscrições para as aulas do Projeto Festival Sinfônico Jucurutu. Os jovens músicos interessados em participar devem acessar o formulário de inscrição disponível no perfil oficial do projeto no Instagram (@festivalsinfonico.rn), até o dia 11 de julho. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, limitadas a 20 participantes por turma de instrumento. Além das aulas, os jovens podem se inscrever para apresentações musicais em Jucurutu e Caicó.

Entre os dias 21 e 27 de julho, o Festival promoverá uma semana imersiva de aulas práticas e teóricas no Campus Jucurutu do IFRN, focadas em elevar o nível técnico e a performance de jovens talentos da música de concerto na cidade. A atividade faz parte de uma série de três festivais que acontecerão nas cidades de Jucurutu, Pau dos Ferros e Luís Gomes, além de ações nas cidades de Caicó e Portalegre. Serão oferecidas aulas gratuitas para diversos instrumentos, incluindo violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, fagote, clarinete, oboé, trompete, trombone, trompa, tuba e percussão.

O Campus Avançado Jucurutu do IFRN tem um papel fundamental no apoio ao Festival Sinfônico, especialmente por oferecer o Curso Técnico em Instrumento Musical. Essa oferta educacional não só capacita os jovens músicos em habilidades técnicas e artísticas, como também contribui significativamente para o desenvolvimento cultural e musical da região. O apoio do Campus Jucurutu enriquece o festival, proporcionando um espaço adequado e qualificado para as aulas e atividades, reforçando o compromisso com a formação de novos talentos e a promoção da cultura musical no Rio Grande do Norte, alinhando-se diretamente aos objetivos do festival.

A iniciativa da Mapa Realizações Culturais integra o grupo de projetos contemplados pelo Edital Transformando Energia em Cultura, com patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo. Esse edital tem feito a diferença na formação artística da juventude potiguar por meio de projetos em diversas linguagens.

Acesse: