Vencedor do V Prêmio Cosern de Literatura de Cordel é aluno do Campus João Câmara

2º lugar na categoria ensino médio também ficou com aluno do Campus

Publicada em 21/09/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Livanildo Oliveira, aluno do 5ºperíodo do curso de Informática na modalidade EJA, ficou em 1º lugar noconcurso de literatura de cordel, promovido pela Cosern, que teve como tema“Vida é energia”.

O resultado será divulgadooficialmente nesta quinta-feira (22), em Caicó, durante a Feira do Livro doSeridó. Livanildo já participara do concurso em 2009, quando ficou em quartolugar. Este ano, porém, sagrou-se vencedor da categoria ensino médio, para aqual concorreu com alunos de todo o estado do Rio Grande do Norte.

“Fiquei muito feliz com a premiação,que representa a valorização do meu trabalho. Com este, já são 7 cordéis que euproduzo -  um trabalho que começou em2009, quando escrevi meu primeiro folheto, intitulado Um caboclo vencedor, através do qual conto minha história de vida.

O segundo lugar na categoria ensinomédio também ficou com um aluno do CampusJoão Câmara – José Felipe, do 2º ano B, do curso técnico integrado emInformática. Ele concorreu com o cordel “Viver sem energia não dá”.

O professor de Língua Portuguesa eLiteratura Brasileira, Milson Santos, que desenvolveu o projeto Cordel no Campus em 2009 com os alunosda EJA também manifestou sua satisfação com a premiação de Livanildo e Felipe.”Sinto-me como se também tivesse ganhado o prêmio, pois incentivei os alunos aparticiparem do concurso, que tem como objetivo estimular a leitura e aprodução textual, no caso a  produção deum gênero da esfera literária da comunicação, como forma de contribuir com avalorização desta importante expressão da cultura popular, que eu tanto prezo eprocuro divulgar. A vitória dos meus alunos é a minha vitória também. Elesestão de parabéns”, destacou o professor.

Os participantes do concurso podiaminscrever-se em uma das três categorias: ensino fundamental, ensino médio ecategoria livre, sendo esta aberta a qualquer pessoa que quisesse concorrer. Oprêmio para cada categoria é de R$ 1.000,00, além de troféus para os trêsprimeiros colocados. Segundo o regulamento do concurso, os três melhorescordéis de cada categoria serão reunidos em coletânea e publicados pelaComunique Editora.