Pró-redação

Vem aí o Pró-redação!

Publicada em 01/04/2021 Atualizada há 1 ano

divulgação

O Pró-redação é um projeto de extensão organizado pelos integrantes do grupo de pesquisa GELTED/CNPQ/IFRN, sob a liderança da professora Emiliana Souza Soares, bem como integra ações vinculadas às pesquisas no tocante à escrita na educação básica.

O projeto sob a coordenação e condução das professoras de Língua Portuguesa do Campus João Câmara, Emiliana Soares e Gilmara Freire, desde 2017, oferta oportunidades de capacitação, oferecendo aos estudantes melhores condições de concorrência e suporte, ampliando ainda mais as possibilidades da comunidade para acesso ao Ensino Superior, haja vista que o Enem é um instrumento de avaliação com realidade preocupante e desafiadora, considerando os baixos índices inclusive no tocante à produção textual escrita da redação.

Em 2021, o projeto da ação extensionista intitula-se: PRÓ-REDAÇÃO DIGITAL: desenvolvendo e aprimorando a competência textual na Região do Mato Grande (Enem 2021). O projeto propõe atividades de intervenções no que tange à melhoria da produção escrita da redação do Enem, configurando-se como ação que envolve alunos da comunidade interna e externa do Campus por meio um curso de capacitação on-line teórico-prático via plataformas digitais, visando preparar e melhorar o desempenho dos participantes do certame no que concerne aos conhecimentos necessários para produção da redação, como propulsor de melhorias da competência textual escrita, consequentemente, nos resultados dos indicadores do Enem, em particular, da comunidade da Região do Mato Grande, no Rio Grande do Norte, especificamente de alunos participantes do exame oriundos de escolas públicas.

Na edição de 2021, o projeto será adaptado para o formato digital com atividades on-line e remotas, promovendo capacitação com a utilização de tecnologias da informação e comunicação, diante dos novos desafios enfrentados institucionalmente, em razão da pandemia COVID-19.

A professora Emiliana Soares destacou que o projeto articula a tríade ensino, pesquisa e extensão, com foco na melhoria da competência textual escrita da educação básica, em parceria com outras instituições convidadas, participantes externos, bem como com a colaboração de docentes do instituto. Ressalta ainda que o Projeto de extensão Pró-redação encontra-se consolidado nas ações do campus João Câmara desde 2017. O projeto foi idealizado, elaborado e iniciou sua execução em 2017, de forma presencial. Já recebeu duas premiações na SECITEX/IFRN. Em 2018, recebeu o 2º lugar durante a SECITEX e em 2019, o Projeto de extensão PRÓ-REDAÇÃO obteve 1º lugar, na área de Educação, durante o VI Simpósio de Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) do IFRN, realizado em Mossoró, bem como também teve seus resultados socializados no evento acadêmico SETED (UFRN, 2019).

Em breve, ainda em abril do corrente ano, anunciamos que será aberto o edital de inscrição com mais detalhes para os interessados em participarem do projeto. Divulguem esta notícia e aguardem mais informações no site institucional e no instagram do Campus João Câmara.

extensao
servidores