Diálogo de saberes

SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA OFICINAS DE FÍSICA & LITERATURA

Inscrições abertas no período 16 a 27 de janeiro de 2023.

Publicada em 16/01/2023 Atualizada há 12 meses

O projeto de pesquisa “Diálogo de saberes entre as disciplinas de Física e Literatura através de oficinas para estudantes do integrado do IFRN – Campus João Câmara” promove chamada pública para selecionar cursistas interessados em oficinas literárias com foco no universo da Física. Sob coordenação do professor de Física Dr. Ítalo Batista da Silva, o projeto conta ainda com a participação de uma equipe executora interdisciplinar, composta pela professora Ma. Sueli Rodrigues da Rocha, de Língua Portuguesa e Literatura, além dos graduandos da Licenciatura em Física - Isabelly Maria Araújo Rodrigues, José Eduardo Souza da Costa e Wilton Batista da Silva.

Como destacam os executores do projeto, a “Física é a ciência que estuda os fenômenos naturais, sendo também uma disciplina do currículo escolar no ensino básico”, enquanto “a literatura se relaciona, entre outras coisas, a uma arte de compor ideias em formas estéticas”, por isso mesmo, Literatura e Física podem e devem habitar o mesmo ambiente cultural. “A Física influencia a Literatura e vice-versa”. Sendo assim, o projeto foi organizado, visando a possibilitar a “estruturação e o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem entre essas disciplinas”.

Na primeira versão do projeto, as oficinas se destinarão a estudantes das turmas de 1º ou 2º ano dos cursos integrados do IFRN – Campus João Câmara, e deverão ocorrer no contraturno das aulas regulares dos alunos selecionados, totalizando, no máximo, duas horas semanais de atividades. Nessa chamada, serão disponibilizadas 30 vagas para os estudantes que cumprirem os seguintes requisitos: ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio Integrado no 1º ou 2º ano do IFRN -Campus João Câmara; ter disponibilidade de horários para participar das oficinas; ser aprovado nessa seleção e não estar cumprindo medida disciplinar no âmbito do IFRN.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá acessar o formulário disponível no endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMjV_z79BgCGIDFcrhPeBDVPzLIMqvS9cHoxpSwdO5OUapHg/viewform

No período de 16 a 27 de janeiro de 2023 e preenchê-lo, informando a matrícula ativa no IFRN; nome completo; série atualmente em curso; curso integrado a que pertence; e demonstrar ciência sobre a chamada que rege a seleção. Ao término desse preenchimento, o candidato ainda deverá anexar um arquivo em resposta à proposta de produção textual. Todos os detalhes sobre o gênero solicitado, assim como suas características básicas e temáticas, podem ser encontrados no próprio formulário ou na chamada anexada a seguir.

A divulgação do resultado da seleção está prevista para o dia 03 de fevereiro de 2023, por meio da página oficial do IFRN – Campus João Câmara – https://portal.ifrn.edu.br/campus/joaocamara e dos e-mails institucionais dos estudantes selecionados.

ACESSAR EDITAL:

extensao