Aconteceu sábado a primeira simultânea de João Câmara
Publicada em 06/02/2012 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 20:12
O Campus João Câmara do IFRN teveo prazer de sediar um evento pouco comum no xadrez. A simultânea oferecida peloMestre FIDE Roberto Andrade foi a primeira não somente do Campus, mas também aprimeira da cidade.
Elejogou contra 23 adversários simultaneamente. Esses enxadristas, na sua maioria,fazem parte das equipes de xadrez do IFRN-JC e do município de Poço Brancoliderados por seu técnico Laércio de Oliveira Andrade. Teve ainda aparticipação de 4 enxadristas da cidade de João Câmara, 1 de Natal, 2medalhistas do último JERN’S e 2 técnicos de Xadrez.
Asimultânea começou às 16h e terminou por volta das 19h. Os 23 enxadristas foramcolocados em mesas que formavam uma letra U. O tempo máximo gasto pelo MestreFIDE para realizar um único lance não chegou a 2 minutos. Com cerca de 20minutos, a primeira partida foi encerrada com vitória do simultanista.
OMF Roberto Andrade, conforme esperado, obteve bom desempenho nos confrontos. Osaldo final foi o seguinte:
- 19 vitórias
- 1 empate(Daniel Smith)
- 3 derrotas(Francisco Quaranta, Anttogony Ramon e Israel Smith)
A organizaçãodesse evento foi responsabilidade do projeto “Xadrez na região do Mato Grande”.Este projeto, que teve início em agosto de 2010, é idealizado pelo professorFrancisco Quaranta e viabilizado pela direção, bem como pela coordenação deextensão do Campus. As próximas atividades previstas são torneios que atuarãosobre o público local. No primeiro sábado de março, haverá o I Torneio Abertode João Câmara com premiação em medalhas e troféu. Já nos dias 05 e 06 de maio,acontecerá a 17ª edição do Campeonato Interiorano de Xadrez, que vem a ser o maisimportante torneio do calendário do interior do Rio Grande do Norte.