Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Publicado Edital para seleção de bolsistas do Pró-IF, Pró-Redação e Capacita Digital

Interessados podem se inscrever no período de 17 a 18 de maio através de formulário online

Publicada em 16/05/2022 Atualizada há 1 ano

A Coordenação de Extensão do Campus João Câmara do IFRN (COEX/JC) faz saber aos alunos matriculados nos cursos técnicos integrados sobre a publicação do Edital para seleção de 10 (dez) bolsistas para atuarem nos projetos Pró-IF, Pró-Redação e Capacita Digital. 

Os interessados podem se inscrever no período de 17 a 18 de maio, através deste formulário online (acessar com e-mail acadêmico). Durante o preenchimento do formulário, o(a) aluno(a) interessado(a) em concorrer a vaga de bolsista deverá anexar os seguintes documentos: a. Comprovante de matrícula no semestre 2022.1; b. Histórico escolar atualizado; e c. Comprovante de premiações, participação em projetos de pesquisa e de extensão, apresentação em eventos científicos e produção de textos científicos (se houver). 

Não poderão se inscrever para o processo seletivo de bolsista os alunos com vínculo empregatício de qualquer natureza, ou contrato de estágio em vigência; ou ainda desenvolvendo algum projeto de prática profissional em qualquer instituição de ensino a que esteja vinculado.


SOBRE AS AÇÕES DE EXTENSÃO 

O PRÓ-REDAÇÃO é um projeto de extensão organizado pelos integrantes do grupo de pesquisa GELTED/CNPQ/IFRN, bem como integra ações vinculadas às pesquisas no tocante à escrita na educação básica. O projeto propõe atividades de intervenções no que tange à melhoria da produção escrita da redação do Enem, configurando-se como ação que envolve alunos da comunidade interna e externa do Campus por meio um curso de capacitação on-line teórico-prático via plataformas digitais, visando preparar e melhorar o desempenho dos participantes do certame no que concerne aos conhecimentos necessários para produção da redação, como propulsor de melhorias da competência textual escrita, consequentemente, nos resultados dos indicadores do Enem, em particular, da comunidade da Região do Mato Grande, no Rio Grande do Norte, especificamente de alunos participantes do exame oriundos de escolas públicas. 

O CAPACITA DIGITAL visa fomentar atividades formativas visando discutir, promover e proporcionar discussões em prol da formação docente na área de Ensino, na perspectiva interdisciplinar, trazendo à tona questões relevantes para as práticas educacionais, considerando os desafios contemporâneos da educação, busca envolver a comunidade interna e externa do Campus por meio de atividades extensionistas de capacitação teórico-prática via plataformas digitais. Trata-se de uma proposta de ação conjunta para contribuir com a formação de recursos humanos e estabelecimento de intercâmbio e cooperação dos grupos de pesquisa, para a realização de atividades de extensão, bem como almeja realização de parcerias e de estudos no âmbito da formação docente inicial e continuada, assim como demais ofertas institucionais com foco no contexto do Ensino na Educação Básica, com vistas a realizar futuras iniciativas, parcerias e diálogos do Campus João Câmara com as escolas e a comunidade externa de modo geral. Nesse sentido, conduzido totalmente de forma virtual, a capacitação objetiva trazer à tona atividades formativas que possam subsidiar reflexões acerca das possibilidades, desafios e relatos de experiências, para proporcionar à comunidade reflexões temáticas sobre o atual momento de práticas educacionais e ensino-aprendizagem na educação básica, fomentando também discussões sobre a formação docente. 

O PRÓ-IF DIGITAL é um projeto de extensão articulado às ações com foco na Escrita na Educação Básica do IFRN Campus João Câmara. Trata-se de uma ação de intervenção no formato de capacitação com vistas a contribuir com o ingresso dos estudantes oriundos do Ensino Fundamental no Exame de Seleção com atividades de cunho pedagógico para a preparação dos alunos, preferencialmente do 9º ano, com o intuito de promover melhorias para o ensino de Língua Portuguesa e de Matemática em contexto pandêmico, assim como para o aperfeiçoamento das habilidades para a resolução de questões, bem como em prol da competência de produção textual escrita. 


Acesse: 

Edital Nº 03/2022-COEX/DG/JC/RE/IFRN

Formulário de Inscrição

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas