Extensão

Projeto "Olimpíada de Matemática: prazer em aprender" completa 7 anos com ótimos resultados

Alunos do Campus João Câmara conquistaram uma medalha de prata e 16 menções honrosas na OBMEP 2016

Publicada em 06/12/2016 Atualizada há 1 ano

O projeto “Olimpíada de Matemática: prazer em aprender” possui como objetivo principal fomentar a participação de alunos do IFRN-JC em olimpíadas de matemática. Sua ação acontece através de 4 eventos olímpicos: OBMEP, OBM, OMRN e Canguru. Os dois primeiros são de âmbito nacional, a OMRN é estadual, enquanto a olimpíada Canguru é internacional.

O projeto está em execução no campus João Câmara do IFRN desde 2010. Idealizado e gerenciado pelo professor Francisco Quaranta Neto, teve a participação dos seguintes professores de matemática: Emanoel Gomes Lourenço, Helenice Lopes Barbosa, Kaline Souza dos Santos e Edvan Pontes de Oliveira. Ele se caracteriza não só através da aplicação das provas dos referidos eventos, bem como pela realização de aulas semanais (4 horas em média) para alunos do campus que participam de forma voluntária. Este ano de 2016 houve uma grande novidade: a incorporação desse projeto em outro, de âmbito nacional, o “OBMEP na Escola”. As aulas passaram a utilizar um material didático de grande qualidade oferecido numa plataforma online e 6 avaliações foram aplicadas.

Já obtivemos premiação em todos os eventos, exceto a OBM que se constitui no evento de mais alto nível de todos. Nos demais, já tivemos alunos premiados. Faremos um resumo a seguir dos resultados conquistados em cada um deles.

Dos 4 eventos que o Campus João Câmara já participou, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), competição é realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), se constitui na mais importante deles, seja pela abrangência, seja pela qualidade na realização do evento com desdobramentos além do concurso em si (PIC, OBMEP na Escola, cerimônias de premiação, etc.). Nos 7 anos de participação na OBMEP, os alunos do IFRN do campus João Câmara conquistaram 81 premiações, entre menções honrosas e medalhas de bronze e prata.

A OMRN, que hoje se chama “Competição de Matemática do Rio Grande do Norte” é organizada pela departamento de matemática da UFRN, evento do qual o IFRN João Câmara participa desde 2012. Nesta competição, nossos alunos conseguiram 3 premiações nos anos de 2013 e 2015.

Já no Canguru de Matemática, do qual o Campus JC participa desde 2014, nossos alunos conquistaram 6 premiações: em 2014, Caíque e João Gabriel ganharam bronze; e em 2015, tivemos a prata de Edivânia e o bronze de Raquel, Caíque e Erick.

"Conseguir produzir um total de 43 alunos premiados com 4 medalhistas entre eles não acontece de um dia para o outro. É fruto da participação desse aluno ano a ano nas aulas do projeto. Esses medalhistas e mais 4 ganhadores de menção já participaram dos programas PIC e do OBMEP na Escola, dois programas de aprofundamento em matemática", afirma o Prof. Francisco Quaranta, coordenador do projeto.

Confira abaixo os resultados do IFRN - Campus João Câmara ao longo dos anos nas competições de matemática:
 - Resultados do IFRN/JC na OBMEP 2010-2016 (individual);
 - Ranking dos campi do IFRN na OBMEP (2010-2016).

extensao
servidores