Projeto do sabão sustentável

Traga seu óleo usado e deposite-o no tambor azul na portaria do IFRN! Colabore com o meio ambiente, faça já a sua parte!

Publicada em 01/11/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Projeto Sabão Sustentável coordenado pelo professor Antônio Olavo de Souza, idealiza fabricar sabão a partir do óleo residual usado para distribuí-los solidariamente com lavadeiras e pessoas pobres da cidade.

Pesquisas vem demonstrando que mesmo as pessoas com maior escolaridade desconhecem os malefícios causados ao meio ambiente pelo descarte indevido do óleo residual usado, em pias, no solo ou causando poluição quando jogados nos mananciais.

O objetivo social do Projeto é prestar esses esclarecimentos aos alunos, familiares e à sociedade local. Para isso, contamos com a participação ativa de cada um de vocês na divulgação desse Projeto, para que através das redes sociais e de relacionamentos, possamos passar estas informações a todos da comunidade.

Quanto mais pessoas se conscientizarem da importancia de juntar o óleo usado e nos encaminhar para o seu beneficiamento, menor será a degradação ambiental dos solos e das águas, e  maior será o alcance social do Projeto: mais lavadeiras serão apoiadas na melhoria da sua renda e cada vez mais pessoas poderão se tornar Empreendedoras através do uso gratuíto e livre das fórmulas do sabão sustentável e seus derivados.

Precisamos do apoio de todos. Durante as aulas dessa semana, falem da necessidade da contribuição de todas as familias, vizinhos e amigos, em juntarem e encaminharem o óleo usado para alimentar o Projeto, ou,  permitam a entrada dos alunos bolsistas para divulgá-lo nas salas. O Projeto já conta com um tambor na portaria, pronto para receber as doações oriundas de todos aqueles sensibilizados com a realidade ambiental atual.

" Vamos lembrar todos, que: Sem o  óleo usado para fabricarmos o sabão, não poderemos beneficiar as lavadeiras pobres da cidade, não iremos contribuir com a melhoria das condições ambientais de uma cidade que já sofre com a falta da coleta seletiva do lixo  e nem faremos o projeto caminhar dentro do IFRN", afirma Antônio Olavo de Souza.