EXTENSÃO

Projeto do Campus João Câmara "Pró-Redação" obtém 2º lugar no VI Simpósio de Extensão do IFRN

O Simpósio aconteceu dentro da Programação da SECITEX 2018.

Publicada em 11/12/2018 Atualizada há 1 ano

O VI Simpósio de Extensão do IFRN é um evento anual com a finalidade de reunir a comunidade acadêmica para discutir as temáticas da extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) do Instituto e faz parte da programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (SECITEX), o qual foi realizado em 2018, no Campus Natal Central, no período de 29 a 31 de outubro de 2018.

Neste ano, o Projeto de extensão do Campus João Câmara intitulado: PRÓ-REDAÇÃO: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS À ESCRITA DA REDAÇÃO DO ENEM obteve 2º lugar, na modalidade Pôster, área de Educação, no referido Simpósio de Extensão, durante a SECITEX 2018.

O projeto que foi idealizado, em 2017, pela professora de Língua Portuguesa Emiliana Souza Soares do Campus João Câmara, atualmente é coordenado por Gilmara Freire, Diretora Acadêmica do Campus e também Professora de Língua Portuguesa, com a  participação de 2 bolsistas voluntários dos Cursos Técnicos de Administração e Informática: Lucas Everton Cardoso de Souza e Gerson Lenno Cabral da Silva.

O projeto em questão visa capacitar e melhorar o desempenho do aluno da comunidade interna e externa do IFRN da Região do Mato Grande, no que concerne aos conhecimentos necessários para produção da redação do ENEM, considerando a matriz de referência que elenca as competências, almejando a melhoria da educação básica no Ensino Médio, proporcionando alternativas de acesso aos programas governamentais inclusivos, dentre eles: FIES e o programa de acesso ao Ensino Superior (SISU), bem como o PROUNI.  Assim, as atividades incentivam os estudantes a adotarem práticas que os instrumentalizem para a produção de textos coesos e coerentes, em conformidade com as diretrizes do edital ENEM.

Nessa perspectiva, o projeto desenvolvido por professores do IFRN João Câmara busca contribuir com a consolidação de um ensino de leitura e produção de textos, com foco no acesso democrático e gratuito do aluno da escola pública da Região do Mato Grande às Instituições de Ensino Superior. Anualmente, são ofertadas 150 vagas para a comunidade, tendo, exclusivamente, como público alvo os alunos da rede pública de ensino.

extensao
pesquisa