Professores e Alunos Ambientalistas aprendem em João Pessoa a preparar a Eco Geo-Tinta

Em visita ao Parque Ecológico Arruda Câmara na sexta-feira (9).

Publicada em 19/03/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Alunos Ambientalistas dos cursos Subsequente e Integrados de Cooperativismo acompanhados dos Professores Antonio Olavo, Chiquinho Beserra e Luciana Bernardo foram ao Parque Ecológico Arruda Câmara com o objetivo de conhecer e aprender o processo de fabricação da Eco Geo-Tinta, uma composição simples entre argila de diversas tonalidades, cola de madeira e água.

A Eco Geo-Tinta permite a pintura interna e externa de paredes e casas a baixíssimo custo, prática ideal para ser adotada por Prefeituras do Mato Grande, objetivando recuperar residências, muros e melhorar o aspecto visual de diversos logradouros públicos.

Do total de 12 alunos presentes, 9 deles eram de cidades do Mato Grande, uma estratégia para favorecer a divulgação do projeto em suas localidades, ocasião em que poderão coordenar junto com as Prefeituras de suas cidade mutirões de limpeza, orientações sobre o preparo das tintas, ou ainda atuarem de forma independente junto as comunidades rurais, associações e ONG´s voltadas a ações coletivas de cidadania e sustentabilidade.

Na mesma ocasião, foi apresentado o Super Adobe, um tijolo ecológico de baixo custo  também desenvolvido a partir de restos de materiais e que permite a construção ou recuperação de casas em mutirão e que entusiasmou o Profº Chiquinho, que pensa desenvolvê-lo como projeto aqui no IF.

O Grupo Ambientalista coloca-se a disposição de qualquer servidor de outros Institutos Federais para apoiá-los na implantação desse projeto em suas cidades, bem como junto às Prefeituras conveniadas com projetos ambientais e sustentáveis junto aos IF´s.