13 ANOS

O IFRN Campus João Câmara celebra 13 anos de atuação e contribuições para a educação profissional e educação pública de qualidade

Em comemoração ao aniversário de 13 anos.

Publicada em 23/09/2022 Atualizada há 1 ano

Inaugurado em 2009, o IFRN Campus João Câmara iniciou suas atividades de ensino em 23 de setembro do referido ano, por meio 2ª fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica levando educação pública, gratuita e de qualidade para a Região do Mato Grande, além de outros municípios circunvizinhos, com foco na formação humana, científica e profissional. Tem como missão ofertar uma educação profissional e tecnológica – de qualidade referenciada socialmente, articulando ciência, cultura, trabalho e tecnologia – comprometida com a formação humana integral, com o exercício da cidadania, com a produção e a socialização do conhecimento, visando, sobretudo, a transformação da realidade na perspectiva da igualdade e da justiça sociais.

A educação pública de qualidade oferecida permeia todos os níveis de ensino oferecidos - desde a formação inicial e continuada de trabalhadores, à formação de educação profissional de nível médio (integrados e subsequentes) e superior (licenciaturas, cursos de tecnologia e pós-graduação), com ações de ensino, pesquisa, inovação, empreendedorismo e extensão. Oferta os cursos vinculados ao campo da educação profissional e formação docente em Licenciaturas e cursos de especialização, bem como de formação inicial continuada. Nessa direção, os principais cursos ofertados são os de Técnicos de Nível Médio em Administração, Eletrotécnica e Informática, nas modalidades Integrado e Subsequente e os de superior de Licenciatura em Física, Tecnologia em Energias Renováveis e Licenciatura em Geografia. Na pós-graduação lato sensu, são ministrados cursos de especialização, com foco também na formação de professores, tais como: Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido e o Curso de Especialização em Ensino de Ciências. Atualmente o Campus oferece uma estrutura com diversos espaços para o desenvolvimento de atividades administrativas e didático-pedagógicos como: laboratórios, biblioteca, sala de estudos, salas de aulas, sala de Artes, estrutura de ginásio, piscinas e academia, dentre outros espaços relevantes para o desenvolvimento das ações da tríade ensino, pesquisa e extensão. Em sua estrutura o Campus disponibiliza o Centro de Tecnologia de Energia Eólica (CT EÓLICO) e de duas incubadoras, a Incubadora Tecnológica (ITJC) e a Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos de Economia Solidária (IFSOL), que visam fortalecer cada vez mais o percurso formativo dos estudantes no âmbito da pesquisa, inovação e empreendedorismo, com foco no desenvolvimento integral à Região do Mato Grande.

Atualmente, o Campus atende mais de mil alunos por meio dos cursos técnicos integrados, subsequentes, superiores e da pós-graduação com diversos projetos de pesquisa, inovação e extensão.

O Diretor-Geral do Campus João Câmara, Professor Matheus Avelino Tavares, ressalta que o Campus é uma casa de educação e levar ensino, pesquisa, extensão, esporte, arte, cultura, educação profissional e contribuir com o desenvolvimento da região é nossa meta. O Campus tem obtido muitos êxitos e há 13 anos vem cumprindo e reafirmando sua missão social. O diretor parabeniza e agradece a dedicação de todos que fazem parte da história do Campus, bem como de sua construção coletiva, assim como a contribuição para a superação dos desafios e das conquistas. Que o IFJC continue contribuindo para a oferta de educação profissional e pública de qualidade, são as palavras de felicitações do dirigente.

extensao
servidores