Novas localidades beneficiadas pela Oficina de Sabão Sustentável

Apae de Touros, Peti de Assunção em João Câmara e grupo de alunos Ambientalistas de uma Escola Pública de 2º grau de Jandaíra

Publicada em 03/11/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

No mês Outubro, nos dias 19 e 20,  o Profº Antonio Olavo, juntamente com os alunos bolsistas:Valdenilson, Anielly, Ana Raquel, Juliane, Juliana, Briza, Ivanna, Ernesto eEmerson; realizaram Oficinas de Fabricação do Sabão Sustentável em três comunidades, além de  palestras sobre a realidade ambiental atual e orientaçãoquanto à  coleta e separação dos resíduos sólidos.

Dentre osparticipantes das oficinas estão: mães de alunos portadores de necessidadesespeciais e vinculadas a APAE de Touros; mulheres moradoras  de Assunção em João Câmara e ligadas aos projetos de geração de trabalho, renda e erradicação dotrabalho infantil daquela comunidade; alunos ambientalistas vinculados aoprojeto Oásis da UFRN, do núcleo de estudantes de Jandaíra; além dos professoresmultiplicadores das escolas onde funcionaram essas Oficinas. O projeto contabilizou58 participantes no total.

NaApae de Touros, as mães além de lutarem contra a discriminação diária sofrida pelosseus  filhos, realizam trabalhos manuais diversos e fabricação dechocolates caseiros para ajudar na sobrevivência da família. A possibilidade de fabricação do sabãosustentável se tornou uma  opção  bem concreta e viável, porque irãoutilizar as instalações e o próprio apoio da Apae para a realização dos seusobjetivos.

Situaçãobem  parecida é  enfrentada  pelas  mães do Peti deAssunção, que para continuar sendo apoiadas pela Prefeitura de JoãoCâmara, precisam manter seus filhos na escola e longe do trabalho. A produçãode sabão pode viabilizar renda extra, o que gerou otimismo e disposição detodos para levar o projeto a frente.

As próximas Oficinas já estão agendadas:

Santa Luzia deTouros no dia 09/11, no período da manhã;

No ProjetoMulheres Mil de Queimadas no dia 09/11, pela tarde;

CRAS de Parazinho no dia 17/11, para idosossocialmente assistidos.