Xadrez

João Câmara participa, pela primeira vez, do PIC.

Publicada em 22/05/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O programa de treinamento paraalunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)iniciou suas atividades para o ano de 2012 neste último sábado (17/05).

Esteprograma de iniciação científica (PIC) é destinado para medalhistas da OBMEP.Visa melhorar a formação desses alunos em olimpíadas, sejam elas nacionais ouinternacionais. Quando não preenche as vagas com medalhistas, disponibilizavagas para alunos que obtiveram menção honrosa. Em 2012, participam cerca de 30alunos dos níveis 2 (oitavo e nono anos) e 3 (ensino médio).

Pelaprimeira vez, João Câmara terá dois representantes. São eles os alunosFrancisco Cleiton Barbosa (3º ano – Informática) e Caíque Ferreira Borges (2ºano – Informática). Eles foram, dentre os alunos do IFRN (Câmpus João Câmara),os que conseguiram as melhores colocações na edição 2011 da OBMEP.

Asaulas acontecem em Natal, uma vez por mês em média, aos sábados. Assistem aulapela manhã e pela tarde com almoço oferecido pelo programa. Têm ainda queparticipar de um fórum onde resolvem problemas e são estimulados a estudarmateriais mais avançados. Ganham uma bolsa de estudo durante os 12 meses doprograma.

Estaé mais uma conquista do projeto existente no campus há mais de dois anos queprepara alunos do IFRN para olimpíadas de matemática. Neste ano, as aulasacontecem na quinta à tarde e na sexta pela manhã. Daqui a duas semanas, teremosa primeira fase da OBMEP em todo o Brasil. As provas acontecerão no Câmpus nostrês últimos tempos da manhã e nos três últimos tempos da tarde.