IV Festival de Danças do Campus João Câmara celebra diversidade cultural dos Povos Originários
Com o tema “Povos Originários – Os Continentes”, evento foi realizado como atividade conjunta das disciplinas de Artes e Educação Física
Publicada por Ibnny Ferreira em 24/11/2025 ― Atualizada em 24 de Novembro de 2025 às 11:17

O Campus João Câmara do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, na última quarta-feira, 19 de novembro, no Auditório Thomé Soares Filgueira, o IV Festival de Danças. O evento marcou a culminância das atividades desenvolvidas nas disciplinas de Artes e Educação Física e teve como tema “Povos Originários – Os Continentes”, reunindo turmas dos cursos técnicos integrados de Administração, Eletrotécnica e Informática.
Nesta edição, os estudantes foram convidados a promover uma viagem cultural por diferentes regiões do mundo, apresentando performances inspiradas em povos originários de três continentes. As representações foram sorteadas entre os cursos participantes: Eletrotécnica ficou responsável pelas Américas, Administração pela África, e Informática pela Oceania. A proposta buscou valorizar a diversidade, incentivar pesquisas sobre identidades culturais e ampliar o olhar crítico dos alunos sobre diferentes povos e suas expressões.
Organizado pelos docentes Abraão Lincoln, Letícia Almeida e Luciano Paiva, o Festival contou com duas sessões repletas de dança, expressão corporal e troca de saberes. Para a equipe organizadora, o evento reforça o compromisso da instituição com uma formação integral, estimulando autonomia, criatividade e dedicação dos estudantes. Os professores também agradeceram o apoio dos demais servidores, que contribuíram para o processo ao ceder horários, acompanhar ensaios e colaborar com a infraestrutura necessária à realização do evento.

Diversidade e Inclusão
O Festival também trouxe destaque para iniciativas de inclusão no Campus. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE/JC) acompanhou o processo e ressaltou a importância da participação de todos os estudantes, reforçando que inclusão e equidade se constroem coletivamente.
Em relato divulgado pelo Núcleo, o estudante Michel Cleiverson, que é deficiente visual, foi mencionado como exemplo de evolução e fortalecimento a partir do acolhimento e do trabalho conjunto entre família, equipe pedagógica e comunidade escolar. "O aluno entrou em cena, fez a dança, a expressão necessária. Sentiu o espaço cênico, a energia do público, o poder da música. É algo que nos marca profundamente como Educadores", destacou o prof. Abraão.
Protagonismo Estudantil
O IV Festival de Danças do Campus João Câmara reafirma o papel da arte como ferramenta pedagógica e celebra o protagonismo dos estudantes, que, por meio da dança, exploraram novas perspectivas culturais e ampliaram suas experiências formativas no IFRN.
Confira vídeos das apresentações no Instagram do Campus João Câmara.