Incrições Abertas

Interpretação de Textos e Repertório Sociocultural: Desenvolvendo Competências para o ENEM

Inscrição para o curso A interpretação de textos e o aumento do repertório sociocultural

Publicada por Eliton Costa em 22/06/2023 Atualizada há 1 ano

A interpretação de textos e o aumento do repertório sociocultural são habilidades fundamentais para o sucesso no ENEM, uma vez que o exame exige que os alunos compreendam e analisem textos complexos de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, a capacidade de interpretar textos está diretamente relacionada ao desenvolvimento da visão crítica e reflexiva sobre o mundo, ampliando o conhecimento sobre as diversas formas de expressão humana. Dessa forma, o estudo dessas habilidades é essencial para que os alunos possam ter um bom desempenho na prova e se tornarem cidadãos mais informados e conscientes. Ademais, ter um bom repertório sociocultural é crucial para uma boa nota na redação do ENEM.

O curso tem como objetivos:

Desenvolver a habilidade de identificar e compreender os elementos constitutivos dos diferentes gêneros textuais, tais como argumentação, coerência e coesão, a fim de interpretá-los de forma adequada.

Ampliar o repertório sociocultural por meio da leitura e análise de textos de diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre a sociedade e o mundo.

Praticar a leitura crítica com a finalidade de aprimorar a capacidade de produzir textos coesos e coerentes, bem como interpretá-los de forma eficiente.

Fomentar a busca pelo conhecimento de forma autônoma, por meio da seleção e análise de textos de diferentes níveis de complexidade e fontes diversas, tais como jornais, revistas, livros e artigos científicos.

Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão, a fim de possibilitar uma leitura crítica dos diferentes discursos e a elaboração de posicionamentos fundamentados sobre as questões sociais, políticas e culturais contemporâneas.

- Início das aulas: 29/08

- Término do curso: 31/10

40 horas - Aulas às terças-feiras, das 13h às 16h20min.

*O curso prevê parte da carga horária de forma remota

Inscrições:

Dados necessários: Nome completo, CPF e e-mail.

Curso de Formação Inicial e Continuada
enem2023