Inovação
IFRN tem projeto de valorização do mel de Jandaíra selecionado em edital nacional do MEC
Projeto busca fortalecer a cadeia produtiva do mel de Jandaíra promovendo o reconhecimento e a identidade territorial das comunidades envolvidas
Publicada por Ibnny Ferreira em 14/11/2025 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2025 às 17:43

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi uma das dez instituições da Rede Federal contempladas no Edital nº 12/2025, Eixo II, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A chamada pública teve como objetivo selecionar projetos voltados ao desenvolvimento e promoção das Indicações Geográficas (IGs) em todo o país, envolvendo ensino, pesquisa e extensão.
O projeto, intitulado “Estruturação de IG para o mel de Jandaíra como estratégia de desenvolvimento territorial”, de autoria da professora do Campus João Câmara do IFRN Liária Nunes da Silva, foi selecionado em 6º lugar no edital e conta com o apoio da Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço (JOCA); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN); e de colaboração técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Segundo a professora Liária Nunes, o projeto busca fortalecer a cadeia produtiva do mel de Jandaíra, promovendo o reconhecimento da sua origem e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a identidade territorial das comunidades envolvidas. “Esse resultado reflete o compromisso do IFRN com a inovação e o desenvolvimento regional sustentável, além de reforçar o papel das Indicações Geográficas como instrumentos de valorização dos saberes e produtos locais”, destacou a docente.

Indicações Geográficas
O Edital nº 12/2025 – Seleção de Projetos para Promoção das Indicações Geográficas, promovido pelo MEC/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e coordenado pelo IFES, tem como finalidade apoiar iniciativas de diagnóstico, estruturação, fortalecimento, internacionalização e turismo em torno das Indicações Geográficas brasileiras. A ação incentiva a integração entre instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, produtores e comunidades locais, visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Com essa conquista, o IFRN se destaca como a única instituição do estado do Rio Grande do Norte contemplada entre os dez projetos selecionados nacionalmente no Eixo II, reforçando sua atuação de excelência nas áreas de inovação, extensão tecnológica e valorização territorial.
- Palavras-chave:
- IFRN Inovação Indicações Geográficas João Câmara