Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERINSTITUCIONAL

IFRN promove eventos em novembro que irão discutir direitos humanos, diversidade, gênero e sexualidade na Educação Profissional

II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade e II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional acontecerão virtualmente

Publicada em 06/10/2020 Atualizada há 1 ano

 

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte é uma das instituições que organiza a II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade, convidando pesquisadorxs, estudantes, técnicos, membros de movimentos sociais e demais interessados a sentir e pensar os “Corpos Interseccionais em luto e em luta”. Os eventos ocorrerão concomitantemente nos dias 19 e 20 de novembro de 2020, inteiramente on-line, gratuitos, acessíveis em LIBRAS e com certificação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 15 de outubro pelo site do evento (inserir o link: https://doity.com.br/ii-jornada-norte-nordeste-de-genero-e-sexualidade-na-educacao-profissional-ii-coloquio-marielle-fran). Além de ouvintes, os participantes também podem submeter resumos até 15 de outubro relacionados a um dos seis Simpósios Temáticos que ocorrerão nos eventos, por meio de formulário eletrônico (inserir link: https://forms.gle/WggBo5RUHf367fd69).

 

Além do IFRN, os eventos contam na organização com a parceria dos Institutos Federais do Pará (IFPA), de Pernambuco (IFPE) e da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), e ainda com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPA) e em Educação (PPGEd/UFRN). Segundo o prof. Avelino de Lima Neto (IFRN), um dos organizadores do evento, “as parcerias interinstitucionais são essenciais não somente para a investigação em curso, já que nos campi desses IF serão realizadas entrevistas com os participantes da pesquisa”. Mais que isso, o docente afirma que o evento “materializa os primeiros passos, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, da formação de uma rede nacional de investigadores voltados às questões de gênero, sexualidade e diversidade. Assim, o evento também é um momento de congregar esforços para criar ferramentas pedagógicas inovadoras com vistas à formação humana integral defendida pela Educação Profissional”.

A primeira edição da Jornada aconteceu em novembro de 2019, no Campus Belém do Instituto Federal do Pará, e teve como tema "Potências do corpo e mal-estar contemporâneo na Educação Profissional". Sob a coordenação da professora Natália Cavalcanti (IFPA/ProfEPT), o evento contou com a colaboração de outros pesquisadores e estudantes do Grupos de Estudos e Pesquisas em Cultura, Educação e Política (Gicep).

 

A II Jornada é fruto de um projeto de pesquisa interinstitucional financiado pelo edital universal do CNPq e desenvolvido por pesquisadores, estudantes, técnicos, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação do IFRN, do IFPE, do IFPA, da FPS, da Universidade de Montpellier (França) e da Universidade Jean-Monnet/Saint Étienne (França). A produção do conhecimento e as práticas pedagógicas desenvolvidas por essas instituições de formação profissional apontam para uma invisibilidade, vulnerabilidade e sofrimento envolvendo estudantes mulheres e/ou LGBT+. Por isso, a relevância em pautar essa temática em tempos de pandemia, criando modos de resistir às tentativas de apagamento da memória desses sujeitos em luto e em luta.

 

Na mesma perspectiva, o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos e Diversidade propõem dar continuidade ao debate sobre a conquista e o reconhecimento de direitos, sobre o respeito às diversidades culturais, de gênero e etnicorraciais, problematizando a fragilização da democracia no Brasil em contexto pandêmico e suas implicações para as populações mais vulneráveis, e refletindo sobre o papel estratégico da formação de professores e da Educação Profissional e Tecnológica enquanto atores e espaço de resistência.

 

Para participar dos eventos, com submissões de resumos expandidos, o prazo é 15 de outubro de 2020, através de um formulário Google.

Para a submissão de resumos, os participantes precisam se vincular a um dos seis Simpósios Temáticos: (1) Povos Indígenas, Gêneros e Interculturalidades; (2) Práticas educativas e formação de professores e professoras da Educação Profissional para a diversidade; (3) Mulheres, racismo e pobreza: as desigualdades de raça e gênero no brasil da pandemia da Covid-19; (4) Memórias das minorias políticas na Educação Profissional; (5) Núcleos de Gênero e Diversidade na Educação Profissional: estratégias e resistências; e (6) Mundo do trabalho, educação profissional e identidade de gênero.

 

Para mais informações, acesse o site do evento, inscreva-se, submeta seu resumo e participe!

 

 

SERVIÇO

Evento: II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade

Inscrições e Submissão de Resumos: até 15 de outubro de 2020

Site do evento: https://doity.com.br/ii-jornada-norte-nordeste-de-genero-e-sexualidade-na-educacao-profissional-ii-coloquio-marielle-fran

Responsável pela Organização no IFRN: Prof. Avelino de Lima Neto

Contatos: (84) 99898-6899 / avelino.lima@ifrn.edu.br

 

Acesse

Portal do evento

Submissão de projeto

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas