Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COIME

IFRN João Câmara recebe a primeira etapa da COIME no RN

A Conferência Intermunicipal de Educação é iniciativa do poder executivo, e parte integrante do CONAE, Conferência Nacional de Educação.

Publicada em 22/05/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foi realizado nesta quarta-feira (22), no auditório do campus João Câmara, o primeiro fórum da COIME, a Conferência Intermunicipal de Educação. O evento e reuniu autoridades, profissionais e o público envolvidos na área de educação dos municípios da região do Mato Grande. Esta conferência é uma iniciativa do poder executivo, que busca envolver as comunidades locais nas discussões que definem os rumos da educação no país.

A COIME é etapa de uma reunião de maior abrangência, a CONAE (Conferência Nacional de Educação). Ambas as conferências são espaço abertos pelo Poder Público para discussão da organização e diretrizes para o desenvolvimento da Educação Nacional, a COIME em âmbito regional, e a CONAE no federal.

Isoladamente, A COIME é formada para que se organizem encontros regionais para debater as necessidades locais em educação. Os encontros acontecem nos polos intermunicipais, com representações dos profissionais e público dos municípios abrangidos. Depois de debater e definir as necessidades, os participantes elegem representantes para levar as demandas educacionais do polo ao CONAE. O objetivo final é um só: atualizar as diretrizes buscando a evolução da educação nacional.

A Coordenadora do polo ressalta a importância de sediar o evento

A coordenadora do polo João Câmara do COIME, Daniela Fonseca, esclareceu que as propostas são direcionadas a 3 diferentes áreas da educação: educação básica, formação profissional e ensino superior. Dessa forma, segundo ela, a escolha do câmpus João Câmara como sede foi representativa, pois é a única instituição da região que engloba as 3 modalidades discutidas. Ela ainda destacou a importância da participação ativa de todos os municípios e representantes de suas comunidades, por ser a COIME o caminho mais rápido entre as demandas educacionais da região e a iniciativa do poder público.