OBMEP

IFRN de João Câmara sedia um dos três polos do estado.

Publicada em 22/05/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Olimpíada Brasileira deMatemática das Escolas Públicas (OBMEP) ganhou um novo desdobramento este ano.Além do programa de treinamento para medalhistas (PIC), passou a ter outroprograma de treinamento: Pólos Olímpicos de Treinamento (POT).

Estanova modalidade não tem foco nos alunos medalhistas como o Programa deIniciação Científica (PIC), mas sim em alunos que desejam participar da OBMEP etêm potencial para se tornarem medalhistas. É um programa nacional, mas queainda não conta com a participação de todos os estados. Apenas 11 estadosformaram turmas neste primeiro ano do POT.

ORio Grande do Norte é o estado com mais núcleos depois de São Paulo. São 3 ascidades com turmas formadas: Natal (UFRN), Santa Cruz (IFRN) e João Câmara(IFRN). As aulas começaram no início de maio. Tem duração prevista de 12 mesescom 4 horas de aula por semana. Os três núcleos atuam no nível 2 da OBMEP queengloba alunos do oitavo e nono anos.

Onúcleo de João Câmara realiza suas aulas nas quintas-feiras pela manhã. Contacom a parceria da prefeitura que disponibiliza o ônibus para o transporte. Ogrupo é formado pelos alunos de 3 escolas públicas: Cícero Varela, José daPenha e Antônio Gomes. Um total de 104 alunos fez a inscrição no site. Cerca de70 frequentaram as aulas iniciais e 40 foram selecionados em prova realizada noúltimo dia 17/05. As aulas são ministradas pelos professores Francisco Quarantae Helenice Lopes Barbosa.