Pesquisa e Extensão
IFpaz: Campus João Câmara lança projeto com foco na promoção da cultura de paz na educação
Ação visa capacitar professores e fortalecer práticas pedagógicas voltadas à prevenção da violência
Publicada por Ibnny Ferreira em 02/04/2026 ― Atualizada em 2 de Abril de 2026 às 16:37

O Campus João Câmara do Instituto Federal do Rio Grande do Norte realizará, no dia 8 de abril de 2026, às 8h, no auditório da unidade, a abertura do projeto de pesquisa e extensão “IFpaz”. A iniciativa é coordenada pelo professor Rafael Trentin Scremin, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de João Câmara/RN.
A programação terá início com a palestra “A questão da ‘paz’: simbolismo – racionalidade – práxis”, que marcará a apresentação formal do projeto. A ação é destinada aos professores da rede municipal previamente cadastrados e também aos servidores do Campus.
Cultura de Paz
O projeto IFpaz tem como objetivo capacitar professores da rede municipal na temática da Educação para a Paz (EP), com foco na elaboração e implementação de ações pedagógicas em seus contextos de atuação. A iniciativa contribui para a efetivação da Lei nº 13.663/2018, que inclui entre as incumbências das instituições de ensino a promoção de medidas de prevenção e combate à violência, bem como o incentivo à cultura de paz.
De acordo com a proposta, o projeto está alinhado à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e ao Plano Nacional de Educação (PNE 2014–2024), que orientam as políticas educacionais no país. A iniciativa também reforça o compromisso institucional com a construção de ambientes escolares mais seguros, inclusivos e socialmente justos.
Formação e Implementação
O projeto envolve 20 professores da rede municipal e está estruturado em dois momentos: formação e execução com acompanhamento.
Na etapa formativa, estão previstos três encontros presenciais, incluindo a palestra inicial, atividades de mapeamento das situações de violência no contexto escolar e a construção do Projeto de Implementação da Educação para a Paz (PIEP), além de momentos de socialização e síntese. Já na fase de execução, os participantes terão acesso a um ambiente virtual com materiais formativos e espaço para compartilhamento das ações desenvolvidas.
Entre os resultados esperados estão a organização de ações contínuas de promoção da cultura de paz nas escolas da região, a integração entre diferentes setores institucionais e a melhoria dos índices de permanência e êxito dos estudantes.
Com a iniciativa, o IFRN reforça seu papel social na promoção de uma educação comprometida com a formação cidadã e com a transformação das realidades educacionais por meio de práticas fundamentadas na justiça social, no diálogo e na não violência.
- Palavras-chave:
- Extensão Cultura de Paz Pesquisa João Câmara