Grupo Ambientalista produz o 1º sabão sustentável em São Miguel do Gostoso
Publicada em 19/08/2011 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
Nessa quinta-feira, dia 18 de agosto, o Professor Antônio Olavo e os alunos ambientalistas, Anielly Karolinne, Ana Raquel e Airis Vital, realizaram na comunidade rural de Paraíso, no município de São Miguel do Gostoso. Foi a primeira oficina de produção do sabão sustentável a partir do óleo residual, fora do IFRN, para um grupo de jovens e adultos vinculados aos projetos sociais da municipalidade local complementado por uma palestra sobre educação ambiental.
Além dos relatos das nossas bolsistas sobre as suas experiências com o projeto e as oficinas, com a intenção de motivar a comunidade a se integrar mais a realidade ambientalista local, bem como despertar em todos o interesse pelo empreendedorismo, através da fabricação do sabão, para gerar renda e inclusão social na comunidade, diante da falta de alternativas de trabalho para tantos jovens carentes e em idade de trabalhar.
Os participantes acompanharam com muito interesse e perguntas, todas as etapas da oficina, anotaram e depois praticaram toda a sequência e passos dos processos de fabricação e foi deixado no local um kit completo de produtos, para a primeira experiência do aprender fazendo, de toda a comunidade.
Na quarta -feira, dia 17, havia sido a vez do grupo de Pesquisas sair a campo, ocasião em que os alunos ambientalistas; Ernesto, Ivanna e Juliana que aplicaram questionários em escolas públicas do municipio de Pureza, sobre o nível de conhecimentos dos alunos locais, quanto a realidade ambiental do seu municipio e o seu envolvimento com projetos e com a educação ambiental na sua escola.