Estudantes de física participam de evento científico

Encontro aconteceu em Teresina, Piauí.

Publicada em 20/11/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Quarenta alunos do curso de Licenciatura em Física participaram, entre os dias 8 e 12 de novembro, de aula de campo destinada ao XXVIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, realizado em Teresina, Piauí.

A participação dos alunos da Licenciatura em Física no Encontro de Físicos do Norte e Nordeste (EFNNE), proporcionou a oportunidade do intercâmbio científico entre os membros da comunidade de físicos, através dos trabalhos apresentados nos diversos formatos, das discussões dos grupos de trabalho e das plenárias de caráter político-científico, além das oportunidades dos encontros informais entre os participantes durante o evento, que têm proporcionado um crescimento contínuo, fundamental para o aprimoramento e construção do conhecimento nesta área da ciência. A participação no evento também teve referência com a maior parte das disciplinas do período corrente.

Sob responsabilidade do professor Jacques Cousteau S. Borges, os alunos partiram de João Câmara dia 8 de novembro com destino a cidade de Teresina, no Piauí. Além de participarem das plenárias, palestras e demais atividades do Encontro, alguns alunos da Licenciatura apresentaram trabalhos no formato Oral e Banner, tais como:

• Mini-curso Física e Música: O saber científico e arte da música em sintonia (Oral - ALDIVAN SOARES BARBOSA)
  • Quem esta ensinando Física? Formação docente na Região do Mato Grande – Rio Grande do Norte (Banner - JOSÉ EVANGELISTA FILHO)
  • Caracterização dos Laboratórios de Ciências em João Câmara/RN (Banner - ANDERSON PABLO NASCIMENTO DA SILVA)
  • Long-range correlation and Bayesian analysis of time evolution of earthquake near João Câmara, northeast Brazil (Banner - LEANDRO LUIZ DA SILVA PEREIRA)

Além desses trabalhos, o IFRN - Campus João Câmara também foi representado pelo Prof. Dr. Daniel Brito de Freitas, através da apresentação oral Non-Gaussianyt in the Solar Neighbourhood, além de sua participação em demais apresentações no formato de Banner.

Através de parcerias acadêmicas com o IFRN - Campus Natal Central, UFRN e demais instituições de pesquisas, os professores do IFRN - Campus João Câmara, totalizaram uma participação como autores/orientadores em 12 trabalhos científicos.