Reconhecimento
Curso de Licenciatura em Geografia obtém conceito 5 em avaliação do MEC
A nota é o conceito máximo em uma escala que varia de 1 a 5 nos critérios de avaliação
Publicada por Max Praxedes em 04/12/2023 ― Atualizada há 11 meses, 2 semanas
O curso de Licenciatura em Geografia do Campus João Câmara do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu nota 5 na avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A nota é o conceito máximo em uma escala que varia de 1 a 5 nos critérios de avaliação.
De acordo com os critérios avaliativos estabelecidos, é considerado que cursos com nota 3 já atendem aos requisitos esperados pelo MEC para um bom funcionamento. Por outro lado, as graduações que recebem o conceito 5 são reconhecidas como sendo de excelência e passam a ser vistas como referências para as demais instituições de ensino. O conceito atribuído aos cursos é utilizado como uma ferramenta essencial para subsidiar o processo de regulação e controle dos cursos de graduação em todo o país.
Processo Avaliativo
O processo de avaliação de um curso superior é conduzido por meio da análise de cinco eixos, que abrangem as dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Essas dimensões incluem aspectos como organização didático-pedagógica, corpo docente, infraestrutura, atividades acadêmicas, entre outros. O Sinaes foi estabelecido através da Lei n° 10.861, datada de 14 de abril de 2004, e tem como objetivo principal regular e monitorar a autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação em todo o território brasileiro.
Esse instrumento permite que avaliadores verifiquem as condições de funcionamento de um curso de graduação, levando em consideração três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente/tutorial e infraestrutura.
Consolidação do curso
A consolidação do Curso Superior de Licenciatura em Geografia se dá por meio da formação de profissionais docentes com um saber plural, constituído pela internalização de saberes da área específica, saberes pedagógicos e saberes experienciais. Além disso, o curso oferece uma formação que visa a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática, por meio da formação de professores críticos e reflexivos, capazes de atuar na Educação Básica e de Jovens e Adultos em instituições do sistema educacional e projetos educativos existentes nos assentamentos bem como em outros espaços pedagógicos.
O reconhecimento de curso é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos respectivos diplomas emitidos pelos cursos de nível superior. A Lei no 10.861/2004 observa que a avaliação dos cursos de nível superior, também, tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial às relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica, que são as dimensões avaliadas.
"Qualquer curso que consegue a nota máxima em um processo de avaliação já é uma conquista muito importante para a instituição e para o Campus em particular. Mas este curso é um pouco diferente e diria que é ainda mais especial, pois trata-se de um curso oferecido pelo Pronera-Incra, destinado a beneficiários da reforma agrária. Ou seja, é um curso voltado para os homens do campo que sempre tiveram seus direitos básicos negados. Portanto, oferecer a possibilidade dessas pessoas terem acesso à educação de qualidade tem um significado muito grande e funciona como uma espécie de reparação histórica ou compensação pelo que lhes foi negado. É por isso que digo que este curso, devido às suas características e ao público específico que atende, adquire um caráter ainda mais especial", disse o diretor-geral do Campus João Câmara, Matheus Tavares.
- Palavras-chave:
- Avaliação Geografia MEC Licenciatura Educação