ENADE

ENADE 2021 será aplicado no dia 14 de novembro

Publicada em 19/07/2021 Atualizada há 1 ano

ENADE

Aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente curricular obrigatório, realizado anualmente, e tem o objetivo de mensurar o desempenho de estudantes concluintes de cursos de Bacharelado, Licenciatura e cursos superiores de Tecnologia. Em 2020, as áreas previstas para a avaliação foram adiadas para 2021.

O ENADE 2021 será aplicado, no dia 14 de novembro, aos concluintes de cursos de graduação e cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Coordenadores de cursos deverão inscrever os estudantes (ingressantes e concluintes, como detalhado no Edital nº 36/2021) a partir desta segunda-feira (19), no Sistema ENADEO prazo se encerra em 8 de agosto.

As principais datas, diretrizes e procedimentos do ENADE foram anunciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) por meio do Edital nº 36/2021, publicado na 13 de julho, no Diário Oficial da União. .

João Câmara no Enade

As áreas vinculadas a cada ano do Ciclo Avaliativo estão definidas no Art. 40, da Portaria Ministério da Educação (MEC) n.º 840/2018. Na edição deste ano, o Campus João Câmara terá o Curso de licenciatura em Física avaliado.

Para o professor Dr. Thiago Bruno Freitas, Coordenador do curso, "o ENADE constitui um importante exame nacional permitindo que o MEC avalie os cursos superiores de graduação de nosso país atribuindo-lhes um conceito de 1 a 5. O curso de Licenciatura em Fisica de nosso campus tem se destacado de tal modo que em 2017, na última edição, obtivemos o conceito IDD igual a 5  - conceito que mede o  progresso do aluno a partir das notas obtidas no ENEM e a conclusão do curso através do ENADE - o que nos credenciou a um padrão de excelência e responsabilidade. Neste ano, teremos a oportunidade de participar novamente do ENADE e certamente buscaremos a referência que há tempos temos construído. Prof° Dr. Thiago Bruno Freitas" .

extensao
servidores