EXCELÊNCIA

Curso de Energias Renováveis recebe Conceito Máximo do MEC

Pioneiro no Brasil, o Campus João Câmara oferta a Graduação Tecnológica desde 2012.

Publicada em 05/04/2019 Atualizada há 12 meses

O Ministério de Educação e Cultura (MEC) avaliou o Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) com Conceito 5, a nota máxima possível. Ofertado no Campus João Câmara do Instituto desde 2012, o curso é pioneiro no Brasil. A visita da comissão avaliativa aconteceu entre os dias 20 e 23 de março e levou em conta os critérios de Organização Didático-Pedagógica, do Corpo Docente e Tutorial e da Infraestrutura.

Conforme as diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), o curso apresentou qualidade excelente. "Os conteúdos curriculares implantados possibilitam de maneira excelente o desenvolvimento do perfil profissional do egresso", afirmaram os avaliadores no relatório final.

“Nosso curso é correto para a região. João Câmara é o município que tem a maior quantidade de aerogeradores e parques eólicos instalados no Rio Grande do Norte e a maior capacidade eólica do país” afirma Odailson Cavalcante, coordenador e professor da graduação. Levantamento feito pela Diretoria Acadêmica do Campus atesta que mais de 90% dos alunos que concluíram o curso atuam hoje na sua área de formação, em empresas dentro e fora do estado.

Reconhecimento

Jordânia Gomes, presidente do Centro Acadêmico do curso, relata que o resultado da avaliação é gratificante: “espero que ela abra um leque de oportunidades para a graduação, inclusive a visibilidade que ela precisa e merece. É uma conquista nossa e todos os alunos estão muito felizes com o resultado", conta. Bruna Almeida, graduanda em Energias Renováveis, diz que ela e seus colegas se sentiram realizados com a notícia: "saber que o quê fazemos está sendo reconhecido, o reflexo do nosso esforço e trabalho, é muito bom. O Conceito 5 só reafirma tudo o quê somos e podemos ser", conclui.

O curso superior de Tecnologia em Energias Renováveis tem como objetivo geral formar profissionais capazes de compreender o processo de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica através das fontes de energia renováveis (eólica, solar e hidráulica) e, dessa forma, realizar atividades de especificação, projeto, implantação, operação e manutenção de sistemas que utilizem uma dessas três formas de energia.

Mundo do trabalho

As possibilidades de atuação do aluno graduado pelo IFRN contemplam empresas do setor de energia, sejam públicas ou privadas, atuando no planejamento técnico e na execução de projetos que envolvam a utilização de energias renováveis de matriz eólica, solar ou hidráulica, supervisionando e coordenando equipes, bem como avaliando a eficiência e adequação de equipamentos aos propósitos planejados, observando as normas e legislações em vigor, de maneira responsável, ética e profissional.

extensao
servidores