Conheça um pouco mais sobre o Projeto do Sabão Sustentável

Contribua depositando seu óleo!

Publicada em 31/08/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Projeto do Sabão Sustentável atua em paralelo ao Projeto de Educação Ambiental desenvolvido nas escolas públicas do Mato Grande. Tem como objetivo esclarecer a população sobre os malefícios do óleo residual descartado indevidamente na natureza, desenvolver uma consciência ambiental quanto a importância desse óleo ser juntado e encaminhado ao IF para ser processado como sabão e gerar renda e inclusão social para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ou para alunos/comunidaddes com visão Empreendedora/Cooperativista, já que o seu preparo e as fórmulas, tem a participação de pessoas de qualquer comunidade e são distribuidas abertamente para todas as pessoas interessadas em montar um negócio.

Outra finalidade social, é realizar doações para lavadeiras carentes, que trocariam a doação de 1 litro de óleo, por uma barra de sabão de 200 ml, que no mercadinho custa r$ 1,20, aliviando assim o  custo de manutenção delas, até a etapa seguinte, de passarem a fabricar o sabão em sua própria comunidade.

Temos também que registrar a finalidade sócio-educativa, onde os alunos pesquisam em laboratório sobre os elementos químicos e componentes do sabão, fazem também  pesquisas nas comunidades sobre como as famílias descartam o seu óleo e as orientam quanto a sua forma correta; buscam doações e fazem interações  com níveis sociais diferentes  de pessoas, donas de casas, comerciantes, pequenos fabricantes de alimentos e potenciais doadores de óleo, além de praticarem-fazendo o processamento e a operação do sabão sustentável, para demonstração as comunidades, por ocasião das oficinas.

O projeto já tem oficinas agendadas em São Miguel do Gostoso, Parazinho, João Câmara, Jandaira e deverá ser ampliada, através de mais divulgação no rádio, com faixas nas ruas e nos quadro de avisos no IFRN, estando também aberto a realização de Oficinas em qualquer outro dos 14 IFs em que colegas, servidores, trabalhem com projetos sociais em comunidades carentes.

Parte do óleo, vem da contribuição de alunos e familiares, mas, tem vindo também de pousadas de São Miguel do Gostoso, e do restaurante Mangaí em Natal, empresas embuídas de responsabilidade social ambiental e que tem abraçado e contribuido com a idéia da sustentabilidade social e econômica do projeto, pois, retirar do descarte indevido, 50 lts. de óleo/mês, transformá-lo, agregando valor ao mesmo e destiná-lo a quem mais necessita fazer uso dele, é realmente um projeto ambiental sustentável.

Venha ao Campus depositar seu óleo e conhecer o Projeto!