Campus recebe engenheiro da WOBBEN

IFRN - Campus João Câmara e WOBBEN iniciam parceria.

Publicada em 03/03/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Nesta última quarta-feira, dia 02 de março, o IFRN - Campus João Câmara recebeu Renan Rolim, engenheiro civil da empresa WOBBEN Windpower Ind. e Com. Ltda.. A empresa WOBBEN é uma empresa eólica multinacional, de origem Alemã que atua no Brasil desde o ano de 1991 e é reconhecida pela qualidade técnica, jurídica, administrativa e ambiental.

Já a ENERCON, empresa pertencente à WOBBEN, é a única empresa que faz todoo processo, desde o planejamento, a montagem e a instalação até oprocesso de geração e distribuição de energia. Essa empresa possuitorres que chegam a 107 metros de altura, com hélices de 42 metros,possuindo um diâmetro eólico de 82 metros.

No encontro estavam presentes a Diretora-Geral, Sonia Maia; a Coordenadora de Extensão, Robeilza Lima; a Coordenadora de Comunicação Social e Eventos, Laetitia Valéry e o Coordenador de Laboratórios, Jailson Luiz. O intuito da visita foi firmar uma parceria com a Extensão do Campus para os alunos concluintes dos cursos de informática e de cooperativismo possam estagiar na empresa.

"O aluno selecionado tem que ter uma noção ampla de vários conhecimentos, apresentando um padrão mundial. A verdade é que a empresa, por ser alemã, busca esse padrão em suas entrevistas em que o candidato terá que aliar o conhecimento à prática. Não basta saber o que é um determinado equipamento nem pra que ele serve, o aluno deve saber também manuseá-lo", é o que afirma Renan Rolim.

O aluno que buscar o conhecimento e a prática não ficará desempregado. Há a previsão de 6 a 8 grandes empresas eólicas virem se instalar nesta região. Aqui será um pólo eólico. Para se preparar, o aluno deverá saber noções de: Segurança no Trabalho; Telecomunicação; Componentes e reações químicas; Eletrotécnica; Automação; Conversão de medidas; Inspeção de materiais. Enfim, ele deverá buscar se aprofundar nesses domínios buscando conhecimento junto aos seus professores.

"Quantas e quantas vezes não vimos passar pela BR as hélices enormes nos caminhões? Isso demonstra a oportunidade passando todos os dias em nossa porta, o aluno que for inteligente não deixará o cavalo selado passar", afirma também Renan.

Depois dessa reunião, o engenheiro Renan visitou os laboratórios e percebeu o quanto essa parceria pode dar certo, já que, segundo ele, o Instituto possui uma estrutura física fantástica e professores e servidores altamente qualificados.

O Campus espera, com parcerias como essa, motivar os alunos a buscar os conhecimentos para aprender uma profissão e quem sabe, trabalhar em uma dessas empresas que estão se instalando aqui na região do Mato Grande.

Para conhecer mais sobre a empresa WOBBEN, clique aqui.