Alunos do integrado visitam monumentos históricos de Natal

Alunos do Integrado dos cursos de Informática e Cooperativismo participam de aula de campo em Natal

Publicada em 22/11/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Nos dias 16 e 17 deste mês, alunos do Integrado de Informática e Cooperativismo A e B do IFRN - Campus João Câmara, juntamente com os professores de Língua Portuguesa, Milson Santos e Moama Marques; o de Filosofia, Wanderlan Porto; o de História, Gileno Câmara; e alguns servidores da instituição realizaram uma aula de campo em Natal, a fim de conhecer alguns monumentos históricos que deram origem à capital do nosso estado, com um olhar voltado também para os estilos barroco e neoclássico de alguns prédios visitados. Outro objetivo foi assistir a um espetáculo teatral, para relacionar conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de Artes e Literatura.

Os estudantes tiveram como primeiro ponto de visitação a Fortaleza da Barra do Rio Grande, popularmente conhecida como Fortaleza dos Reis Magos, que é um importante monumento no marco inicial da capital potiguar. No interior da fortaleza, um guia explicou e mostrou um breve resumo da história da construção do Forte.

“O Forte serviu como base de defesa em função dos ataques dos franceses, que ali traficavam o pau-brasil. O monumento foi tombado no ano de 1949, e ainda hoje atrai turistas de todas as partes do estado e do território nacional,” concluiu o guia.

O antigo jornal “A República” também fez parte do roteiro de visitação das turmas. O jornal é onde hoje funciona o Diário Oficial do Estado e o Museu da Imprensa Oficial Eloy de Souza. Um dos funcionários mostrou aos estudantes como eram produzidos os jornais em circulação por volta do século XIX, que exigiam um árduo trabalho das pessoas que operavam as enormes máquinas.
Em seguida, os alunos prosseguiram sua caminhada pela Rua da Conceição, onde conheceram vários prédios como o Museu Café Filho, o Instituto Histórico e Geográfico, O Palácio da Cultura, a antiga Catedral de Natal e casarões antigos como a Casa da Viúva Machado, o Solar Bela Vista e a residência de Câmara Cascudo. No segundo dia de viagem, outros locais foram visitados pelas turmas, como o Memorial Câmara Cascudo e a Igreja do Galo. “A atividade só se torna eficaz, quando ela é bem sucedida e, através da aula de campo, os alunos podem vivenciar o que é passado para eles na sala de aula. Então foi muito bom porque houve uma relação interdisciplinar entre as áreas de História, Artes e Língua Portuguesa, uma complementando a outra”, afirmou Pollyanna Araújo, coordenadora pedagógica do Campus João Câmara.

O último ponto de visitação da viagem foi o Centro Cultural Casa da Ribeira, onde os alunos assistiram ao espetáculo teatral ‘Elas’, encenada, entre outras atrizes, pela professora de Artes do Campus, Rebeka Caroça. “A aula foi interessante, muito proveitosa, embora não tenhamos conseguido, no primeiro dia, visitar todos os locais que havíamos planejado”, concluiu Milson Santos, professor de Língua Portuguesa, organizador do evento.

Ao fim da tarde, os alunos regressaram à Instituição bastante satisfeitos com a viagem. “Gostamos muito do passeio, pois o Instituto nos proporcionou uma forma de conhecer um pouco das atrações turísticas da capital potiguar de uma maneira bastante divertida e com riqueza de detalhes”, comentou Josieverton Vital, aluno do curso de Informática.