Campus lança projeto voltado para a formação de leitores
Sessenta crianças da Escola Municipal Professor Cícero Varela são contempladas pelo projeto.
Publicada em 10/06/2011 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
Teve início, nesta terça-feira, dia 06 de junho, o projeto de extensão “É lendo e contando histórias que se formam leitores: Uma ação em prol da leitura na cidade de João Câmara”. Coordenado pela professora de Língua Portuguesa Moama Lorena de Lacerda Marques, sua execução conta, ainda, com a ajuda de quatro alunas bolsistas: Jéssica Severo, Maria Ires, Marília Felipe e Natália Vanessa.
O projeto tem como público-alvo alunos do sexto ano da “Escola Municipal Professor Cícero Varela”, com a qual o IFRN - Campus João Câmara mantém uma intensa parceria. São, ao todo, sessenta alunos contemplados: trinta integram a turma das terças e trinta a das quartas. A seleção destes alunos foi baseada nos seguintes critérios: dificuldade nas áreas de leitura e escrita, condição social e pouco contato com bens culturais, a exemplo do livro.
Todas as atividades realizadas estão voltadas para o desenvolvimento das habilidades e práticas de leitura e envolvem os mais variados gêneros: conto, cordel, crônica, poema, fábula, entre tantos outros que possibilitam um contato maior e mais diversificado não apenas com a escrita, mas também com a oralidade. Leituras individuais e coletivas, contação e recontação de histórias e encenações são algumas das atividades programadas.
“O principal objetivo desse projeto é proporcionar às crianças que o integram um contato contínuo, efetivo e lúdico com a leitura e com o objeto livro. Precisamos fazê-las acreditar no poder encantador e transformador que a leitura pode exercer em suas vidas”, nos diz a professora Moama.
A intenção da equipe executora é, futuramente, ampliar o público-alvo e realizar parceria com outras escolas do município, contribuindo, assim, para a formação e amadurecimento de um número maior de leitores.